Qualidade Saúde Financeira

Este site possui recursos de acessibilidade para web visando à inclusão e autonomia de todas as pessoas.

Educação Financeira

 

clima-organizacional

O projeto Educação Financeira, elaborado pelo Departamento de Recursos Humanos, tem como objetivo fornecer informações que possam auxiliar servidores e magistrados a conquistarem o equilíbrio financeiro, baseado no consumo consciente e na organização do orçamento doméstico.

Podemos definir Educação Financeira como uma maneira de buscar melhor qualidade de vida tanto hoje quanto no futuro, proporcionando a segurança material necessária para aproveitar os prazeres da vida e ao mesmo tempo obter uma garantia para eventuais imprevistos. Ou seja, é saber usar o dinheiro a seu favor e concretizar seus sonhos!

Sabendo disso, o TJRO, por meio do Secretaria de Recursos Humanos, vem oferecendo palestras e oficinas de educação financeira aos servidores interessados em aprimorar seu equilíbrio financeiro e, assim, garantir mais qualidade de vida.

Nas oficinas são discutidos temas como a concretização dos sonhos, o planejamento financeiro, psicologia em relação ao dinheiro, créditos e juros, endividamento pessoal, planejamento do consumo e as modalidades de investimentos. As oficinas são divididas em dois módulos de 10 horas cada um, e o intervalo entre cada módulo tem o objetivo de oferecer o tempo necessário para que os servidores comecem a pôr em prática os conhecimentos adquiridos.

A participação dos servidores que se inscrevem nas oficinas tem sido muito ativa, e os instrutores colecionam relatos de como essas oficinas provocaram mudanças positivas nas vidas dos servidores.

A equipe de instrutores é formada por servidores do TJRO com formação nas áreas de administração, ciências contábeis, ciências econômicas e psicologia, criando uma equipe multidisciplinar e engajada no trabalho de melhorar a qualidade de vida das pessoas por meio da saúde financeira.

O processo de educação financeira deve ser contínuo devido ao ritmo rápido com que as transformações ocorrem no mundo atual. Para transformar o dinheiro em um importante aliado, faz parte da educação financeira realizar um planejamento e ter controle do dinheiro, quanto se ganha, quanto se gasta e quanto sobra. Se não há sobra, a educação financeira recomenda que se faça revisões no orçamento e providencie cortes, ajustes e adequações até que comece a sobrar.

Os sonhos são os motivadores da vida. São aqueles desejos de conquista que nos fazem levantar cedo todos os dias e nos projetam, visando uma promoção, aquela viagem de férias, um carro, nossa casa própria... Poupança e investimentos, quando se trabalha em um processo acelerado por juros altos, mais dinheiro se obtém. Educação financeira significa também conhecer, de forma mais detalhada, os produtos financeiros disponíveis no mercado.

É importante estar atento aos novos produtos, serviços e conceitos financeiros, pois tudo isso integra a educação financeira. Fazer escolhas mais conscientes nos faz melhores cidadãos e nos traz a possibilidade de alcançar nossos objetivos mais rapidamente e garantir um futuro mais tranquilo.

Poder Judiciário de Rondônia

Poder Judiciário do Estado de Rondônia
Horário de Funcionamento:
(Segunda a Sexta-feira)
Público Geral: 7h às 14h | Plantão Judicial: 14h às 7h | Atendimento Virtual: 7h às 14h

Telefone (69) 3309-6237 (clique aqui) | E-mail: presidencia@tjro.jus.br
Sede - Rua José Camacho, nº 585 - Bairro Olaria
Cep 76801-330 - Porto Velho, Rondônia