Segunda, 26 Agosto 2019 15:57

Comarca de Alvorada D'Oeste realiza ações em prol da Semana pela Paz em Casa

A comarca de Alvorada D'Oeste realizou ações em prol da Semana da Justiça pela Paz em Casa, que ocorreu entre 19 e 23 de agosto. Entre as iniciativas estiveram palestras com agentes de saúde, divulgação de folderes para os feirantes e consumidores do Mercado Municipal e uma entrevista concedida pela juíza de direito Simone de Melo, coordenadora das ações.

O trabalho foi desenvolvido pelo Núcleo Psicossocial (NUPS) da Comarca. Aos agentes de saúde do município a assistente social Ângela Maria Bernardo da Silva e o psicólogo Roger Andrade Bressiani abordaram temas relacionados a notificação compulsória interna e comunicação externa, instrumentos que ajudam a fortalecer o enfrentamento da Violência Doméstica e Familiar.

A palestra para os agentes de saúde aconteceu na manhã de quarta (21). “A relação de confiança que a comunidade tem com os agentes foi a tônica para apostarmos nesse público na divulgação da campanha pela Paz em casa”, justificou a assistente social Ângela Bernardo.

WhatsApp Image 2019-08-23 at 09.31.15

Durante a palestra foi exibido um vídeo denominado “Enfrentamento da Violência Doméstica pela Estratégia de Saúde da Família”. Ainda, foram distribuídas 45 cartilhas aos agentes comunitários.

Na tarde de quarta (21), a equipe se dirigiu ao Mercado Municipal de Alvorada D'Oeste. Na ocasião um box foi montado, onde foram entregues à comunidade cerca de 200 panfletos e adesivos com lembrancinhas de balas e apitos. A estratégia foi simbólica: romper o silêncio quando se trata de violência contra a mulher.

Alvorada do Oeste Paz em casa

Além das ações, a juíza Simone de Melo foi entrevistada por um meio de comunicação local, abordando a importância da Semana da Justiça pela Paz em Casa. Segundo a magistrada “além da concentração das atividades jurídicas nesta semana, o Poder Judiciário também realiza atividades sociais que visam levar conhecimento sobre a Lei Maria da Penha e os mecanismos que podem impedir ou fazer cessar o ciclo de violência contra as mulheres”, uma vez que “não há possibilidade de vida plena, digna e feliz, para quem é subjugada a qualquer tipo de violência”, disse. Confira a entrevista aqui.

Semana da Justiça Pela Paz em Casa

A Semana Justiça pela Paz em Casa, alinhada com o Conselho Nacional de Justiça, é realizada três vezes por ano: em março, em homenagem ao Dia Internacional das Mulheres; em agosto, por ocasião do aniversário da promulgação da Lei Maria da Penha; e em novembro, durante a Semana Internacional de Combate à Violência de Gênero, estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU). Em Rondônia, a Corregedoria-Geral da Justiça (CGJ) instruiu as datas e coletas de dados estatísticos para serem encaminhados ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) por meio da Portaria 03/2019.

Assessoria de Comunicação Institucional