Sábado, 02 Julho 2022 10:50

TJRO pioneiro na região Norte com atendimento da Justiça Rápida Itinerante à pessoas em situação de rua

"Eu e meu marido estamos desempregados há meses. Já espalhamos currículo pela cidade e até agora nada. 

 

O desabafo é da Lucilene Oliveira da Silva, uma das mais de 400 pessoas que foram atendidas na operação Justiça Rápida Itinerante do Tribunal de Justiça de Rondônia, que aconteceu no último dia 30 , em Porto Velho, para moradores em situação de rua.  

 

Lucilene  foi em busca do CadÚnico, principal instrumento para a inclusão de famílias de baixa renda em programas federais, um dos diversos serviços oferecidos no primeiro mutirão de atendimentos da região Norte, voltado a essa população. 

 

Atendimento médico, odontológico, exames, vacinação, emissão de documentos, entre outros, foram oferecidos durante todo o dia no Centro Pop Dom Moacyr Grechi.  O “1º Pop Rua Jud”, contou com a parceria de vários órgãos, municipais, estaduais e federais.

 Montagem atendimentos

A ação coordenada pela Corregedoria Geral da Justiça, Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania de Porto Velho (Cejusc) e o Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), atende a Resolução 425/2021 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

 

Esse é apenas o início desse trabalho que o Tribunal de Justiça tem prazer em realizar, comentou o Corregedor-Geral da Justiça de Rondônia, desembargador José Antônio Robles, durante a abertura do evento.

 

"O cuidado com essas pessoas tem que ser priorizado. É preciso um olhar mais atento e humanizado de todos, para essas pessoas que infelizmente são invisíveis para muitos da sociedade", concluiu o Corregedor.

 

Também participaram do lançamento do mutirão, o coordenador-geral dos Juizados Especiais Federais da 1ª Região TRF1, desembargador federal Carlos Pires Brandão, o juiz Federal,  Dimis da Costa Braga e a juíza auxiliar da Presidência do CNJ, Lívia Peres. Eles parabenizaram os organizadores e instituições parceiras deste trabalho e destacaram a importância da ação que amplia o acesso à Justiça, a esses cidadãos que enfrentam tantas dificuldades Brasil afora. 

 

Gabinete Federais

 

Após a abertura do evento os magistrados Federais aproveitaram para fazer uma visita à Corregedoria, para conhecerem a tecnologia desenvolvida para o trabalho correicional. Eles foram recebidos inicialmente no gabinete do corregedor geral, juntamente com os juízes auxiliares, Johnny Gustavo Clemes e Marcelo Tramontini. 

 

O des. Brandão relatou que comentários no CNJ sobre as ferramentas diferenciadas do TJRO para gestão da atividade judiciária despertaram seu interesse para eventual aplicação no segmento federal. 

sala reuniao editado

Na ocasião foi apresentado o sistema Eolis com funções automatizadas de acompanhamento do status de cumprimento das metas do CNJ por unidade, e diversos outros relatórios que apontam quais atividades são recomendadas para gerar melhoria no índice de cumprimento das metas. Também conheceram os painéis Qlik elaborados para disponibilizar uma ampla gama de informações gerenciais como a produção de cada unidade judiciária e de cada servidor, com especificação da quantidade de tarefas por horário e tipo de atividade. Por último, solicitaram demonstração do módulo gabinete, pois buscam uma interface mais amigável e completa que a existente no PJe. Os magistrados Federais ficaram impressionados com a capacidade de produção tecnológica do Tribunal de Rondônia e da criatividade em gerar utilidades que além de simplificar o trabalho diário, bem como de encontrar os pontos que merecem atenção para evoluir o serviço judiciário.

 

Por fim, ficou ajustada a realização de novos encontros para aproximação dos Tribunais Estadual e Federal a fim de realizarem atividades conjuntas, bem como promoverem compartilhamento de conhecimentos e tecnologia. 

 

Assessoria de Comunicação Institucional