Quarta, 15 Março 2023 16:16

Corregedoria de Justiça e OAB-RO se reúnem para discutir demandas da advocacia criminal e buscar soluções

 

A Corregedoria se reuniu nesta terça-feira, 15, com representantes da Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RO), que apresentaram algumas demandas da advocacia criminal ao corregedor-geral de Justiça, desembargador José Antônio Robles, e ao juiz auxiliar, Johnny Clemes. 

 

Dentre as demandas apresentadas, destacam-se a necessidade de um servidor responsável por fazer pesquisas quando é expedido um alvará de soltura para um preso, a implantação do pagamento de fiança via pix na Central de Flagrantes e a criação de uma ferramenta para identificar advogados de outros estados que estejam atuando em Rondônia sem a inscrição suplementar.

 

WhatsApp Image 2023 03 15 at 16.30.35

 

Em relação ao alvará de soltura, a Corregedoria informou que será realizada uma reunião com o Grupo de Monitoramento e Fiscalização (GMF) e a Secretaria de Estado de Justiça. Já em relação à demanda de pagamento via pix, há conversas em andamento com a Caixa Econômica Federal. Quanto à inscrição suplementar, a OAB-RO formalizará o pedido para que o Tribunal possa avaliar e tomar as medidas necessárias. O Desembargador José Antonio Robles comenta sobre a importância dessa reunião. "A corregedoria reconhece a relevância das demandas apresentadas pela OAB-RO e está disposta a colaborar para buscar soluções que possam facilitar o trabalho dos advogados e promover o respeito aos direitos dos presos. Vamos analisar cada solicitação com a devida atenção e fazer o possível para implementar medidas que contribuam para aprimorar o sistema de justiça em Rondônia", diz. 

 

Essas demandas visam melhorar o atendimento aos advogados e presos em Rondônia, facilitando o processo de liberação dos detentos e tornando o pagamento de fianças mais ágil e seguro. A criação de uma ferramenta para identificar advogados de outros estados que atuam em Rondônia sem a inscrição suplementar também é importante para garantir a qualidade dos serviços prestados na região e proteger os interesses dos cidadãos.