Quinta, 30 Março 2023 15:43

Comarca de Vilhena implementa Central de Processos Eletrônicos para agilizar e facilitar acesso à justiça

Nesta semana, quatro varas cíveis da comarca de Vilhena, em Rondônia, adotaram o modelo da Central de Processos Eletrônicos (CPE). A mudança visa modernizar e agilizar os processos judiciais da região, trazendo mais eficiência e praticidade para os cidadãos.

 

A Secretaria Judiciária do 1º Grau, Cidinha Fernandes, esteve presente na visita institucional acompanhada do Coordenador Criminal da CPE1G, Peterson Vendrameto, e do assessor João Afro Mariano. Segundo a Secretaria, as reuniões foram produtivas e bem explicativas sobre as nuances das metodologias adotadas na gestão de processos e de pessoas. Além disso, a Secretaria reforçou que a equipe da Central de Atendimento da comarca de Vilhena, atualmente gerenciada pelo Diretor, o servidor Edeonilson Moraes, está à disposição para auxílio em todas as demandas de informação e encaminhamentos. Os contatos de telefone, e-mail e balcão virtual estão disponíveis no site do TJRO.

 

WhatsApp Image 2023 03 29 at 19.21.53

 

De acordo com a Juíza Auxiliar da Corregedoria do TJRO, Inês Moreira, a adoção da Central de Processos Eletrônicos (CPE) em Vilhena é uma iniciativa importante que irá modernizar o sistema judiciário da região. “A implementação da CPE em outras comarcas do estado tem apresentado resultados positivos. É muito importante que o Poder Judiciário esteja sempre buscando aprimorar seus processos e metodologias, para que possa atender à sociedade de forma cada vez mais efetiva e justa", diz.

 

Com a adoção do modelo eletrônico pela Central de Processos Eletrônicos (CPE), quatro varas cíveis da comarca de Vilhena, em Rondônia, passaram a utilizar a nova metodologia com o objetivo de modernizar e agilizar os processos judiciais da região. A transição para o modelo eletrônico foi acompanhada de uma reunião com os colaboradores das varas e uma visita à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Vilhena, a fim de esclarecer dúvidas e apresentar os benefícios da mudança para todos os envolvidos no processo.

A CPE é uma serventia que presta serviços cartorários às varas que migraram para ela. Com o  novo modelo, agora pode ser feita a consulta e o acompanhamento online pelos cidadãos, advogados e juízes envolvidos. Atualmente, a CPE trabalha em mais de 350 mil processos e já migrou 82 varas.

 

Com a implementação da CPE, espera-se uma maior celeridade na tramitação dos processos, reduzindo os prazos para as decisões judiciais. Com a mudança em Vilhena, espera-se um avanço significativo na eficiência do sistema judiciário local, beneficiando a população de toda a região.