Segunda, 08 Janeiro 2024 09:57

Nova Gestão: Desembargador Gilberto Barbosa assume com equipe renovada

A Corregedoria Geral da Justiça retomou às atividades normais nesta última segunda-feira, 8, nas dependências do anexo 3 do Tribunal de Contas do Estado, agora fortalecida por uma equipe reestruturada e dedicada. O Desembargador Gilberto Barbosa Batista dos Santos, eleito para o biênio 2024/2025, assume como o novo Corregedor, trazendo consigo uma visão inovadora e uma nova equipe.

Ao lado dele, três juízes auxiliares também integram a equipe do gabinete: Silvana Maria de Freitas, Paulo José do Nascimento Fabrício e Marcelo Tramontini, este último, mantendo sua presença na gestão anterior. Este grupo coeso reforça o compromisso em manter a excelência, eficiência e promover a transparência e justiça na instituição. 

O desembargador Gilberto Barbosa destacou sua determinação em elevar os padrões da Corregedoria, afirmando: "Expresso profunda gratidão pela delegação do cargo de Corregedor-Geral da Justiça para o biênio 2024/2025. Comprometo-me a dar o meu melhor para manter a confiança depositada em mim, garantindo prestação jurisdicional célere e de qualidade. Destaco a importância da regularização fundiária, conciliação e mediação para promover inclusão social. Além disso, enfatizo a modernização dos sistemas judiciais, incorporando inteligência artificial e inovações tecnológicas para eficiência e acessibilidade na prestação jurisdicional. A Corregedoria atuará como órgão de apoio, proporcionando recursos e suporte aos Magistrados, valorizando cada vez a magistratura rondoniense”. 

O Corregedor reafirma seu compromisso com os serviços extrajudiciais e com a regularização fundiária no biênio. “Temos presente que se faz indispensável aprimorar a prestação dos serviços extrajudiciais, estabelecendo padrões normativos para o trâmite de processos e procedimentos internos. É nosso pensar que se faz imprescindível, para resguardo da cidadania, garantia de desenvolvimento e justiça social, olhar especial para a regularização fundiária, pois temos a percepção que a propriedade formal da terra, para além da conquista de um espaço físico, consolida identidade e dignidade. Mister considerar que a regularização fundiária não pode, e não deve, ser tida, como ato burocrático e sim como compromisso com a justiça e a equidade.

Outro ponto foco dessa gestão será a mediação e conciliação. “Também ponto de fundamental importância para prestação jurisdicional com celeridade e eficácia, no nosso pensar, é a conciliação e a mediação para resolução consensual de conflitos e, com relação a esse tema, dispensaremos atenção diferenciada para o Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (NUPEMEC), pois temos certo que, em um mundo permeado por diversidades e desafios, a resolução de conflitos, por meio do diálogo, se tornar crucial para a edificação de sociedade mais justa e harmoniosa”, finaliza o Desembargador. 

A Corregedoria conta com a colaboração de todos os membros da instituição, reconhecendo que a conquista de objetivos conjuntos requer o envolvimento ativo de cada parte interessada. A expectativa é de uma gestão comprometida com os princípios fundamentais da justiça e da legalidade.

Assessoria de Comunicação Institucional