759 Visualizações

TJRO faz campanha de coleta de lixo eletrônico

Unidades vão contar com pontos de coleta de material eletrônico

15/10/2019 12:40

Dia 13 de outubro é comemorado mundialmente o Dia do Lixo Eletrônico ou International E-Waste Day, criado pela WEEE Fórum (Associação Europeia de Recuperação de Equipamento Elétrico e Eletrônicos), organização sem fins lucrativos que reúne diversas associações em todo o mundo.

O Brasil produz, por ano, em média, 1,5 milhão de toneladas de lixo eletrônico, segundo a ONU. Pensando nisso, o Tribunal de Justiça de Rondônia, por intermédio do Núcleo de Acessibilidade, Inclusão e Gestão Socioambiental (Nages), assumiu o compromisso de estabelecer pontos de coleta desse material, para garantir a destinação correta.

Para realizar a coleta serão instaladas duas tendas, onde os servidores e magistrados poderão fazer o descarte, no edifício-sede e na Escola da Magistratura. Depois essas tendas serão instaladas em outras unidades do Poder Judiciário como Fórum da Família Sandra Nascimento e Juizados Especiais (CPE).

No dia a dia, utilizamos dezenas de equipamento que dependem de energia ou bateria para funcionar. Desde o celular até um secador de cabelo, tudo possui tecnologia produzida por componentes eletrônicos.

Mas nem todo mundo sabe o que fazer com o material depois que deixa de ser útil, um desafio para uma sociedade cada vez mais preocupada em estabelecer ações de responsabilidade ambiental. Isso porque o descarte, quando feito de forma inadequada, compromete o meio ambiente, visto que são compostos por elementos muito poluentes, os quais são absorvidos pelo solo e pelos lençóis freáticos, com isso comprometendo o equilíbrio ecológico.

 

Quais materiais poderão ser descartados?

Qualquer material que use energia elétrica ou bateria.

- Computador;

- Impressora;

- Nobreak;

- Carregador;

- Teclado;

- Mouse;

- Televisão;

- Câmera;

- Telefone;

- Baterias;

- Notebook;

- Fogão;

- Aparelhos de Som;

- Geladeira;

- Secador;

- Celular;

- Ar condicionado;

- Liquidificador;

- Sanduicheira;

- Batedeira;

 

Óleo caseiro separado também poderá ser descartado no local.


Comunicação Interna


Contato

Se precisar, entre em contato.

Tribunal de Justiça de Rondônia
SGP - Rua Lauro Sodré, nº 1728 - Bairro São João Bosco
CEP 76803-686 - Porto Velho, Rondônia

© 2024 Secretaria de Gestão de Pessoas - SGP
Versão do Sistema