791 Visualizações

Meu trabalho faz Justiça: Um servidor itinerante

O percurso por várias comarcas marcou a trajetória de Eliel Batista

21/10/2019 13:09

Uma história de entrega profissional a uma instituição pública que vai além do espaço geográfico. É como se pode definir a trajetória do servidor Eliel Batista Sales, da comarca de Ji-Paraná. Em mais de quinze anos, o servidor já atuou em quatro comarcas diferentes e desempenhou diferentes funções.

Já na infância, Eliel encarou a primeira mudança de cidade que deu início a um processo de migração dentro do Estado. Quando tinha dez anos de idade, o rondoniense Eliel, que nasceu na Vila do Forte Príncipe da Beira, distrito de Costa Marques, se mudou com a família para o município de Ji-Paraná, cidade onde cresceu, se formou e atua como servidor público no Tribunal de Justiça de Rondônia.

A trajetória de Eliel para chegar ao quadro de servidores do judiciário começou quando ele ingressou na faculdade de direito, em uma instituição privada, no município. Entusiasmado pela carreira jurídica, Eliel focou em concursos públicos. “Já sabia que não queria advogar”, lembra. A motivação para prestar concurso era garantir o exercício profissional e a estabilidade financeira, pois estava prestes a se casar.

A realização veio no ano de 2002, quando ele nem mesmo havia concluído o curso de direito e foi aprovado em um concurso promovido pelo Tribunal de Justiça de Rondônia para exercer o cargo de técnico judiciário.

A posse foi na comarca de Santa Luzia do Oeste, onde atuava o juiz Maximiliano Darcy David Deitos, de quem foi secretário de gabinete, depois de atuar no Cartório Distribuidor e no Juizado Especial. Foi lá, também, que ele atuou na área criminal, até 2006, quando foi removido para a comarca de Alvorada do Oeste, onde ficou até 2008, atuando como conciliador na área criminal.

Mas a vida profissional dentro do TJRO levou o Eliel a se mudar mais uma vez até voltar para a sua cidade, Ji-Paraná. Em 2008 foi assessor de juiz na área criminal na comarca de Presidente Médici, e, em 2011, retornou a Ji-Paraná, onde trabalhou nas 2ª e 3ª varas cíveis, tendo sido secretário de gabinete e diretor de cartório.


Mas as constantes mudanças de endereço foram encaradas como oportunidades. “Tenho orgulho de ser servidor do TJRO. Nessa jornada, nas várias comarcas onde morei e atuei, pude melhorar, evoluir e amadurecer como pessoa e, obviamente, como servidor, por meio dos cursos e treinamentos oferecidos pelo TJ, pela convivência com os colegas e amigos e também com os magistrados com quem trabalhei”, avalia.

Atualmente, com a migração da 3ª Vara Cível e dos Juizados Especiais de Ji Paraná, Eliel assumiu mais um desafio: é diretor da recém-criada Central de Atendimento de Ji-Paraná. “Desde que tomei posse no TJ, há mais de 16 anos, sempre tive a consciência da minha condição de servidor público, e que minha função era (e é) servir, atendendo com educação e urbanidade, sempre procurando prestar um serviço com qualidade e eficiência. Mesmo com os revezes, procurar ter sempre um sorriso no rosto, para atender bem nossos clientes”, finaliza.

 

O trabalho de Eliel jaz Justiça.


Contato

Se precisar, entre em contato.

Tribunal de Justiça de Rondônia
SGP - Rua Lauro Sodré, nº 1728 - Bairro São João Bosco
CEP 76803-686 - Porto Velho, Rondônia

© 2024 Secretaria de Gestão de Pessoas - SGP
Versão do Sistema