A Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron) deu início, na última quinta-feira 24 de outubro, ao ciclo de lives intitulado “O uso da IA no Poder Judiciário”, que visa fornecer uma formação básica e nivelamento sobre inteligência artificial (IA) ao público interno do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO). O evento ocorre todas às terças e quintas-feiras até o mês de dezembro.
Na live inaugural, o tema abordado foram as aplicações gerais da IA, incluindo exemplos de inteligência artificial no cotidiano, como assistentes virtuais e recomendações de produtos, além de setores que vêm sendo mais impactados por essa tecnologia, como saúde, finanças e transporte. A sessão foi conduzida pela professora Ana Carla Bliacheriene, doutora em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e docente na Universidade de São Paulo (USP).
O Vice-diretor da Emeron, juiz Johnny Gustavo Clemes, fez a abertura oficial do evento, enfatizando a importância da IA e o impacto positivo que essa tecnologia pode ter em funções administrativas e na qualidade de vida.
“Nosso objetivo é oferecer conhecimentos básicos a quem tem pouco ou nenhum contato com a IA, e aprofundar o entendimento de quem já possui algum conhecimento na área,” afirmou o magistrado.
A primeira live trouxe uma introdução sobre o uso da inteligência artificial generativa no Poder Judiciário, explorando suas aplicações, benefícios e desafios. Foram abordados conceitos-chave, como a capacidade da IA generativa de entender e gerar linguagem natural, diferenciando-a das inteligências artificiais anteriores.
A professora Ana Carla abordou os desafios específicos no contexto judicial, como a importância da validação humana e a mitigação de vieses, essenciais para garantir a confiabilidade e eficácia nas decisões.
“A IA generativa não é apenas uma ferramenta de automação, mas uma tecnologia disruptiva que pode trazer melhorias significativas em diversos setores, incluindo o judiciário”, pontuou.
Programação da última semana de outubro
Excepcionalmente nesta semana, o ciclo de lives contará com três encontros:
- Terça-feira, dia 29: Fabrício Lopes Sanchez, Arquiteto-chefe no Google, abordará “Mitos e Realidades sobre IA”, desmistificando conceitos e discutindo as limitações atuais e desafios futuros da IA.
- Quarta-feira, dia 30: O juiz do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) Ferdinando Marco Gomes Serejo Sousa apresentará a evolução histórica da IA e as diferenças entre inteligência artificial, aprendizado de máquina e aprendizado profundo.
- Quinta-feira, dia 31: José Faustino Macedo de Souza Ferreira, juiz do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), trará exemplos de aplicações da IA no Judiciário, como análise de documentos e previsões de decisões judiciais, destacando os benefícios dessa tecnologia para o sistema jurídico.
As transmissões acontecem às 13h, com duração prevista de 20 minutos, no canal da Emeron no YouTube (youtube.com/escolaemeron). Os participantes que acompanharem as lives poderão receber certificação mediante preenchimento de formulário disponibilizado na descrição dos vídeos.
Clique aqui e assista à live desta terça-feira, 28
Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron
Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron
Acompanhe-nos nas redes sociais: instagram.com/emeron_oficial, twitter.com/emeron_oficial, facebook.com/emeron.oficial e youtube.com/EscolaEmeron
Horário de Funcionamento (Segunda a Sexta-feira):
Público Geral: 7h às 14h | Plantão Judicial: 14h às 7h | Atendimento Virtual: 7h às 14h
Telefone: (69) 3309-6237 | E-mail: presidencia@tjro.jus.br
Sede - Rua José Camacho, n° 585 - Bairro Olaria
Cep 76801-330 - Porto Velho, Rondônia