No dia 10 de dezembro, a Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron) e o Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia (TJRO) realizarão um evento para celebrar os 15 anos do Projeto Abraço. Criado em 2009, o projeto tem sido um marco no enfrentamento à violência doméstica e familiar no estado, com reconhecimento nacional por seus resultados expressivos na recuperação de agressores e na redução de reincidências.
A programação do evento será dividida em dois turnos, com atividades realizadas no auditório do TJRO pela manhã e no Complexo Madeira Mamoré à tarde.
Após a cerimônia de abertura, serão ministradas duas palestras. A primeira, conduzida pelo desembargador Álvaro Kalix Ferro, que abordará o tema “Gênero e Masculinidades no Enfrentamento à Violência Contra a Mulher”. Na sequência, a conselheira Nacional dos Direitos da Mulher, Alice Bianchini apresentará a palestra “Feminicídio Não É Uma Fatalidade: Políticas Públicas Salvam Vidas!”.
No período vespertino, as atividades terão um caráter mais prático e reflexivo, com foco em intervenções interdisciplinares. Ministradas pela psicóloga Mariangela Aloise Onofre e pela assistente social Maria Inês Soares de Oliveira, as sessões incluirão dinâmicas sobre a compreensão e a ressignificação de contextos pessoais e profissionais no enfrentamento à violência doméstica.
As inscrições para o público externo estarão abertas até 8 de dezembro, exclusivamente para o período da manhã do evento. Já os magistrados(as) poderão se inscrever até o dia 29 de novembro, com 02 vagas para a capital e 22 vagas para as comarcas do interior. Para participar das atividades da manhã e da tarde, os(as) magistrados precisam preencher o formulário de cada período. Os assistentes sociais e psicólogos(as) servidores(as) do TJRO serão indicados pela Divisão de Acompanhamento de Carreiras (Diadec).
Inscrição para magistrados (as) e público em geral - manhã
Inscrição para magistrados (as) / tarde
O Projeto Abraço, desde sua criação, tem se destacado como uma prática pioneira e eficaz no combate à violência doméstica. Ele promove a recuperação de agressores por meio de encontros reflexivos conduzidos por especialistas, alinhando-se às diretrizes da Resolução nº 148/2020 do TJRO. O evento comemorativo busca não apenas celebrar a trajetória de sucesso do projeto, mas também sensibilizar a sociedade para a importância do enfrentamento à violência de gênero, reforçando o compromisso do TJRO com a transformação social e a justiça.
A atividade está alinhada aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODSs) 5 - Igualdade de Gênero e 16 - Paz, justiça e instituições eficazes.
Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron
Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron
Acompanhe-nos nas redes sociais: instagram.com/emeron_oficial, twitter.com/emeron_oficial, facebook.com/emeron.oficial e youtube.com/EscolaEmeron
Horário de Funcionamento (Segunda a Sexta-feira):
Público Geral: 7h às 14h | Plantão Judicial: 14h às 7h | Atendimento Virtual: 7h às 14h
Telefone: (69) 3309-6237 | E-mail: presidencia@tjro.jus.br
Sede - Rua José Camacho, n° 585 - Bairro Olaria
Cep 76801-330 - Porto Velho, Rondônia