Depois de lançar
questionário online no portal de gestão de pessoas e aplicar pesquisa
presencial na capital, a pesquisa voltada ao planejamento estratégico da imagem
institucional entra numa nova fase, com foco no interior do estado. Pelo menos
quatro comarcas – Ariquemes, Ji-Paraná, Cacoal e Rolim de Moura – serão
visitadas pelo pesquisador, a fim de cumprir mais uma etapa do trabalho: a
pesquisa etnográfica.
Segundo Márcio Zapicán,
da Estratégia1 Consultoria, a pesquisa é estruturada em três ondas:
questionário online e presencial, além de uma etnografia audiovisual
(entrevistas gravadas). Compõe-se, ainda, de quatro categorias de análise: grau
de confiança, cultura organizacional, comunicação interna/externa e imagem
institucional, todo com métodos científicos, a fim de abranger um público
suficiente que dê uma amostragem sobre o tema.
O esforço de se realizar
tal pesquisa, explica a coordenadora de Comunicação Simone Norberto, é para aperfeiçoar
a comunicação institucional, buscando traçar uma linha de base plausível para a
fixação de objetivos e metas. Atualmente, o TJRO tem como meta de comunicação
aumentar em 5% ao ano o índice de favorabilidade. “Esse indicador é muito
amplo, quase sem condições de aferição de resultados devido às inúmeras
variáveis que envolvem essa área”.
A pesquisa é a forma
científica de aferição. Além disso traz aprendizado para quem aplica e quem
participa, porque serve como autoconhecimento institucional.
O questionário online
continua disponível no portal de Gestão de Pessoas. A participação dos
servidores e magistrados é imprescindível para contribuir no aperfeiçoamento da
comunicação institucional.
Comunicação Interna
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