A pesquisa de Clima
Organizacional, realizada em 2019, trouxe um balanço da impressão dos
servidores e magistrados do Poder Judiciário e contribui para o direcionamento
das ações. A pesquisa foi realizada
entre os dias 26 de agosto e 16 de setembro, com questionários online que
avaliam o grau de satisfação dos servidores do Tribunal de Justiça de Rondônia.
Teve a participação de 906 pessoas entre servidores, magistrados e estagiários
da instituição, sendo 86% de vínculo efetivo. O maior número de participantes
foi da faixa etária entre 31 e 50 anos, com 561 respondentes.
A pesquisa tem como objetivo
identificar a percepção dos magistrados e servidores sobre o ambiente interno
do trabalho no Judiciário. Com os resultados de 2019, que teve maior adesão
entre servidores efetivos (86%), foram feitos apontamentos que devem contribuir
com o trabalho de gestores. O levantamento também traz um comparativo dos
resultados obtidos em pesquisas anteriores (2014, 2016, 2017 e 2019).
Coordenada pela Secretaria de
Gestão de Pessoas – SGP, por meio da Divisão de Acompanhamento e
Desenvolvimento de Carreiras – Diadec, esta é a quarta Pesquisa de Clima
Organizacional do TJRO, e a ferramenta utilizada para coleta de dados por
formulário online, anônimo, por meio do Google Forms.
Foram 34 perguntas de múltipla
escolha, sobre diversos temas e questões que incentivam os participantes a
reflexões acerca do seu dia a dia laboral. O horário de trabalho, em
consonância com o desenvolvimento das atividades, ou se as expectativas de prazo
e desempenho exigidos são condizentes ao conhecimento de cada pessoa, foram
questões levantadas para a análise proposta.
Resultados
A pesquisa apontou que cerca de
80% dos que responderam, consideram o clima organizacional de sua unidade ótimo
ou bom. A segurança, outro item importante, também foi avaliado de forma
positiva: 49% consideraram o ambiente de trabalho como seguro. Apesar de
demonstrada insatisfação com relação ao espaço e condições físicas do ambiente
de trabalho, a inauguração de novas unidades, em 2019, nas comarcas de Ariquemes,
Cacoal e Porto Velho, deve impactar os próximos resultados nesse quesito.
Na opinião de 47,4% dos
entrevistados, a imagem do Tribunal de Justiça de Rondônia perante a sociedade
rondoniense é boa e 42,3% acham que o TJRO é melhor hoje do que quando
ingressaram.
O levantamento também quis saber
dos servidores e magistrados o que pode ser melhorado na instituição, sendo,
principalmente, os itens como sistema de informática, atendimento ao cidadão e
aos servidores relacionados nesse parâmetro. Questionamentos sobre comunicação,
processo decisório e ações de desenvolvimento pessoal também foram feitos
durante a pesquisa.
95% de servidores e magistrados
já participaram de cursos e treinamentos promovidos pelo Tribunal de Justiça de
Rondônia, e mais de 80% consideram a qualidade das ações de treinamentos,
cursos e capacitações oferecidos como boa ou ótima, compreendendo 87% dos
integrantes do TJRO a própria contribuição para o alcance do objetivo da
instituição.
Os resultados obtidos já
produziram encaminhamentos. Nas áreas consideradas críticas estão programados
cursos à distância e utilização do programa de Gestão por Competências na
elaboração do programa de capacitação dos servidores, como mudanças na
divulgação das ações, por meio de redes sociais, e aperfeiçoamento da
comunicação institucional com a elaboração de uma linha de base para fixar
metas.
Outros apontamentos feitos pelos
que responderam ao questionário como, por exemplo, o horário de trabalho,
resultaram no início de estudos sobre viabilidade de mudança.
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