675 Visualizações

Pesquisa de Clima Organizacional mostra opinião de servidores e magistrados sobre ambiente de trabalho no Judiciário

Importante ferramenta de gestão, a pesquisa é realizada desde 2014

10/01/2020 13:50

A pesquisa de Clima Organizacional, realizada em 2019, trouxe um balanço da impressão dos servidores e magistrados do Poder Judiciário e contribui para o direcionamento das ações.  A pesquisa foi realizada entre os dias 26 de agosto e 16 de setembro, com questionários online que avaliam o grau de satisfação dos servidores do Tribunal de Justiça de Rondônia. Teve a participação de 906 pessoas entre servidores, magistrados e estagiários da instituição, sendo 86% de vínculo efetivo. O maior número de participantes foi da faixa etária entre 31 e 50 anos, com 561 respondentes.

A pesquisa tem como objetivo identificar a percepção dos magistrados e servidores sobre o ambiente interno do trabalho no Judiciário. Com os resultados de 2019, que teve maior adesão entre servidores efetivos (86%), foram feitos apontamentos que devem contribuir com o trabalho de gestores. O levantamento também traz um comparativo dos resultados obtidos em pesquisas anteriores (2014, 2016, 2017 e 2019).

Coordenada pela Secretaria de Gestão de Pessoas – SGP, por meio da Divisão de Acompanhamento e Desenvolvimento de Carreiras – Diadec, esta é a quarta Pesquisa de Clima Organizacional do TJRO, e a ferramenta utilizada para coleta de dados por formulário online, anônimo, por meio do Google Forms.

Foram 34 perguntas de múltipla escolha, sobre diversos temas e questões que incentivam os participantes a reflexões acerca do seu dia a dia laboral. O horário de trabalho, em consonância com o desenvolvimento das atividades, ou se as expectativas de prazo e desempenho exigidos são condizentes ao conhecimento de cada pessoa, foram questões levantadas para a análise proposta.

 

Resultados

A pesquisa apontou que cerca de 80% dos que responderam, consideram o clima organizacional de sua unidade ótimo ou bom. A segurança, outro item importante, também foi avaliado de forma positiva: 49% consideraram o ambiente de trabalho como seguro. Apesar de demonstrada insatisfação com relação ao espaço e condições físicas do ambiente de trabalho, a inauguração de novas unidades, em 2019, nas comarcas de Ariquemes, Cacoal e Porto Velho, deve impactar os próximos resultados nesse quesito.

Na opinião de 47,4% dos entrevistados, a imagem do Tribunal de Justiça de Rondônia perante a sociedade rondoniense é boa e 42,3% acham que o TJRO é melhor hoje do que quando ingressaram.

O levantamento também quis saber dos servidores e magistrados o que pode ser melhorado na instituição, sendo, principalmente, os itens como sistema de informática, atendimento ao cidadão e aos servidores relacionados nesse parâmetro. Questionamentos sobre comunicação, processo decisório e ações de desenvolvimento pessoal também foram feitos durante a pesquisa.

95% de servidores e magistrados já participaram de cursos e treinamentos promovidos pelo Tribunal de Justiça de Rondônia, e mais de 80% consideram a qualidade das ações de treinamentos, cursos e capacitações oferecidos como boa ou ótima, compreendendo 87% dos integrantes do TJRO a própria contribuição para o alcance do objetivo da instituição.

Os resultados obtidos já produziram encaminhamentos. Nas áreas consideradas críticas estão programados cursos à distância e utilização do programa de Gestão por Competências na elaboração do programa de capacitação dos servidores, como mudanças na divulgação das ações, por meio de redes sociais, e aperfeiçoamento da comunicação institucional com a elaboração de uma linha de base para fixar metas.

Outros apontamentos feitos pelos que responderam ao questionário como, por exemplo, o horário de trabalho, resultaram no início de estudos sobre viabilidade de mudança.

 

Comunicação Interna


Contato

Se precisar, entre em contato.

Tribunal de Justiça de Rondônia
SGP - Rua Lauro Sodré, nº 1728 - Bairro São João Bosco
CEP 76803-686 - Porto Velho, Rondônia

© 2024 Secretaria de Gestão de Pessoas - SGP
Versão do Sistema