450 Visualizações

Primeira pesquisa de comunicação institucional do TJRO revela perspectivas e desafios para o setor

Levantamento produziu uma linha de base para a fixação de objetivos e metas

15/01/2020 05:28

Realizada no segundo semestre de 2019, a primeira pesquisa de comunicação institucional do Tribunal de Justiça de Rondônia trouxe um diagnóstico do setor, considerado estratégico pela instituição, apontando as perspectivas e desafios para nortear as ações. Por meio de questionários online e presenciais, além de uma etapa etnográfica, com entrevistas gravadas, a empresa contratada para fazer a pesquisa, buscou informações que visam aperfeiçoamento do trabalho realizado pela Coordenadoria de Comunicação (CCOM).

A pesquisa, baseada nos perfis grau de confiança comunicacional/interpessoal e de grupo; catálogo de produtos e serviços da Coordenadoria de Comunicação; imagem institucional; e cultura organizacional, obteve um total de 361 respostas (online).

A maior parte dos entrevistados é composta por servidores efetivos, que têm entre 31 e 50 anos. A distribuição da amostra é equilibrada em termos de sexo e tempo de trabalho dos respondentes, com uma proporção ligeiramente menor de servidores mais novos. A maioria (53,19%) está lotada em Porto Velho, com representantes de diferentes comarcas do estado.

Um dos desafios revelados pela pesquisa foi o desconhecimento de parte expressiva dos servidores dos produtos e serviços disponibilizados pela Coordenadoria de Comunicação do Tribunal de Justiça de Rondônia, o que pode ter efeitos na imagem do TJRO, na sua estratégia de comunicação e na própria satisfação da equipe com o trabalho realizado pela Coordenadoria. Dentre aqueles que desconhecem os serviços da CCOM, predomina indiferença quanto ao trabalho realizado pela mesma; no meio dos que conhecem, a maior parcela indica satisfação com o trabalho da Coordenadoria.

O levantamento, que também avaliou a comunicação interna, revelou que os funcionários do TJRO apresentam boa comunicação com seus pares. Eles são próximos, em média, de aproximadamente 18 colegas cada. Há variação por faixa etária, com os mais jovens (entre 18 e 30 anos) apresentando a menor média (6,82) e entre 41 a 50 anos apresentando a maior média (35,08). A comunicação entre os colegas é bem avaliada, com posição favorável (Boa e Ótima) de 81% dos entrevistados. Ainda, 90% deles afirmaram se relacionar com colegas de outro setor, demonstrando que os quadros convivem e se integram dentro do Tribunal.

Os serviços prestados pela CCOM, como matérias, atendimento a imprensa, página do TJRO na internet e Portal Gestão de Pessoas, redes sociais (Facebook, YouTube, Instagram, Flicker e Linkedin) foram avaliadas de forma positiva pela maioria dos que responderam o questionário, sendo a página do TJRO e o Portal Gestão de Pessoas e grupos de WhatsApp, os mais conhecidos. A maior porcentagem dos que responderam considerou a linguagem utilizada nem simples nem complexa. Tanto em termos de acesso quanto de compartilhamento, as redes sociais do TJRO ainda aparecem pouco utilizadas, sendo o Facebook e o Instagram os mais acessados.

O mais importante, segundo a coordenadora da CCOM, Simone Norberto, foram os elementos obtidos para a construção de uma linha de base para indicadores plausíveis da comunicação na instituição. “A favorabilidade de 5% ao ano era um indicador muito vago, que não representava as diferentes nuanças da comunicação interna e externa. A pesquisa nos ajuda a cruzar dados e incluir novos índices”, finalizou.

Para o juiz auxiliar Guilherme Ribeiro Baldan:"A pesquisa foi utilizada com objetivo de avaliar e melhorar os serviços do setor de Comunicação Social do TJRO. Assim, muito importante sua divulgação e que cada vez mais servidores e magistrados possam se integrar, conhecer e participar do desenvolvimento da imagem do nosso Tribunal."


Comunicação interna


Contato

Se precisar, entre em contato.

Tribunal de Justiça de Rondônia
SGP - Rua Lauro Sodré, nº 1728 - Bairro São João Bosco
CEP 76803-686 - Porto Velho, Rondônia

© 2024 Secretaria de Gestão de Pessoas - SGP
Versão do Sistema