737 Visualizações

Artigo: O que são sentimentos e emoções?

Reflexão sobre a campanha Janeiro Branco de saúde mental

16/01/2020 08:48

Entender a diferença entre eles pode ser fundamental na promoção de uma melhoria na qualidade da nossa saúde mental. Segundo estudos da neurociência, a emoção é uma resposta fisiológica, instintiva, diante dos diversos estímulos a que estamos submetidos no nosso dia a dia. Sendo uma reação incontrolável, fica evidente que não temos como modificar, e, na maioria das vezes, nem temos consciência desse processo.Por outro lado, os sentimentos são as elaborações cognitivas que fazemos das emoções, ou seja, são as interpretações que fazemos do mundo e do que vivemos.


Nem sempre conseguimos fazer uma interpretação positiva, que nos cause um bem-estar. Daí a importância de conversarmos sobre o que sentimos, para o alcance de uma compreensão que favoreça nosso desenvolvimento psicoemocional. Isso vale, sobretudo, para experiências dolorosas que temos dificuldade de processar. Em algumas situações, torna-se crucial buscar ajuda profissional. O trabalho desenvolvido na psicoterapia tem justamente este objetivo, trazer para a consciência as emoções e buscar ressignificar as vivências de valência negativa.


Quando não falamos do que sentimos, essas emoções vão criando pressão interna que pode gerar um quadro de adoecimento bio psicoemocional.

Por tudo isso, a campanha do Janeiro Branco vem trazer este alerta: precisamos falar sobre sentimentos! No TJRO, a Divisão de Saúde DISAU/SGP disponibiliza atendimento psicoterápico para os servidores, magistrados e seus dependentes. É só entrar em contato pelo número (69) 3217-1183.


Contato

Se precisar, entre em contato.

Tribunal de Justiça de Rondônia
SGP - Rua Lauro Sodré, nº 1728 - Bairro São João Bosco
CEP 76803-686 - Porto Velho, Rondônia

© 2024 Secretaria de Gestão de Pessoas - SGP
Versão do Sistema