768 Visualizações

Reunião estabelece Brigada de Emergência do Fórum Geral César Montenegro

Brigada é formada por servidores capacitados para atuar em casos de emergência

22/01/2020 13:48

Assim como todas as unidades do Poder Judiciário, o Fórum Geral César Montenegro passou a contar com a ação coordenada de uma Brigada de Emergência, que foi instituída durante uma reunião realizada na última terça-feira (21), no auditório da unidade. Mais de trinta servidores que passaram por capacitações e que atuavam nas brigadas dos prédios que foram desocupados e se mudaram para o novo prédio passaram a integrar a brigada, que foi ativada com a eleição de um coordenador. Também foram definidas as funções de cada integrante.

Determinadas por lei, para garantir a segurança dos prédios, as brigadas têm por atribuição atuar em casos de sinistros, que requerem procedimentos específicos para o abandono do prédio, como incêndios. Em busca de aperfeiçoamento e padronização da atuação da brigada são realizados simulados de abandono do prédio. No ano passado, dois simulados foram realizados, no edifício-sede e no antigo prédio do Fórum Cível.

Com a união das unidades do Fórum Geral, vários brigadistas foram transferidos, mas ainda não tinham suas funções definidas, bem como não tinham conhecimento de todas as saídas de emergência, por exemplo. O assessor Bombeiro Militar major Andrade Júnior foi quem promoveu o encontro.

Segundo o sargento Esdras Trajano, assessor adjunto da Brigada Militar, que participou da reunião, foi possível definir o papel de cada um. No entanto, ainda será necessária a capacitação de mais servidores para atuarem como brigadistas. Isso porque, para que haja segurança, cada pavimento deve contar com, no mínimo, dois brigadistas. “A quantidade de brigadistas no prédio é suficiente, no entanto alguns pavimentos não contam com nenhum, enquanto outros pavimentos têm em excesso”, explicou. Para sanar o problema, uma parceria com a Emeron deve promover cursos de brigadistas, em breve.

Quem se torna brigadista participa de reuniões mensais para discutir a segurança do prédio. O servidor deve passar por um treinamento em que vai aprender a atuar na prevenção de eventos. O trabalho é voluntário, sendo apenas recompensado com folgas. Por outro lado, tem o conhecimento para atuar em qualquer lugar. "Temos caso de um brigadista que utilizou uma manobra aprendida no curso para salvar uma criança engasgada durante um churrasco”, exemplificou Trajano.


Comunicação Interna


Contato

Se precisar, entre em contato.

Tribunal de Justiça de Rondônia
SGP - Rua Lauro Sodré, nº 1728 - Bairro São João Bosco
CEP 76803-686 - Porto Velho, Rondônia

© 2024 Secretaria de Gestão de Pessoas - SGP
Versão do Sistema