877 Visualizações

Prevenção contra Dort ajuda na melhoria da saúde dos servidores no TJRO

Os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho

18/02/2020 08:22

Para prevenir os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (Dort), a Divisão de Saúde e Bem-Estar Organizacional (Disau) deu início, uma campanha junto aos servidores, que engloba uma série de procedimentos, inclusive orientações de exercícios físicos. Este ano, o primeiro setor visitado pela equipe da Disau foi a Secretária de Orçamento e Finanças (Sof).

Os Dort podem ocorrer devido a repetições de movimentos, má postura durante o serviço no trabalho e outras condições ergonômicas. Trabalhadores que realizam serviço informatizado ou passam muitas horas sentados devem ter atenção aos movimentos e a postura.

Nadya Machado Barbosa, fisioterapeuta e servidora no Tribunal, aborda sobre a importância dos cuidados com a saúde física dentro e fora do ambiente de trabalho para evitar os Dort. 

“Inicialmente, eu realizo uma triagem verificando queixas de dores mais frequentes, força e alongamento muscular. Posteriormente, avalio a postura dos servidores no próprio local de trabalho, e dou sugestões para melhoria. Os exames ajudam a identificar problemas e sugerir o que precisa ser mudado” afirma a fisioterapeuta.

Dentro das mudanças sugeridas, os ajustes na posição e regulagem do monitor e da cadeira podem minimizar desconfortos e dores musculares relatados pelos servidores. 

campanha será estendida a outros setores do TJRO. Além de prevenir doenças ocupacionais, este tipo de ação ajuda a melhorar o ambiente e bem-estar dos servidores do Poder Judiciário.

 

Comunicação Interna


Contato

Se precisar, entre em contato.

Tribunal de Justiça de Rondônia
SGP - Rua Lauro Sodré, nº 1728 - Bairro São João Bosco
CEP 76803-686 - Porto Velho, Rondônia

© 2024 Secretaria de Gestão de Pessoas - SGP
Versão do Sistema