680 Visualizações

TJRO institui projeto Trilhas de Aprendizagem, da Emeron, voltado à capacitação de servidores

Presidência publicou resolução sobre criação das Trilhas de Aprendizagem, novo projeto de capacitação e desenvolvimento de servidores

15/05/2020 08:31

A Presidência do Tribunal de Justiça de Rondônia publicou, na edição de ontem (14) do Diário da Justiça, a resolução nº 142/2020, que dispõe sobre a criação das Trilhas de Aprendizagem, novo projeto da Escola da Magistratura do Estado (Emeron) para a capacitação e desenvolvimento de servidores do judiciário rondoniense. O programa está alinhado à Política Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Servidores do Poder Judiciário, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e será implementado ao longo dos próximos meses.

Idealizadas para aumentar o número de capacitações vinculadas ao Programa de Gestão por Competências, processo de avaliação de desempenho dos servidores efetivos e comissionados integrante da Política de Gestão de Pessoas do TJRO, as trilhas serão ofertadas enquanto caminhos alternativos e flexíveis, formados por conjuntos integrados e sistematizados de recursos de aprendizagem. As formações serão organizadas em trajetórias orientadas para o desenvolvimento pessoal e profissional, por segmento de atuação, temas, perfis ou outras referências relevantes, associados a matrizes de competências e a referências de desempenho, necessárias ao alcance dos objetivos estratégicos.

O percurso entre as diversas trilhas de aprendizagem poderá ser estabelecido em modelos orgânico, linear ou misto, nos quais o desenvolvimento do profissional acontece, respectivamente: de maneira livre, na qual o próprio servidor seleciona a ordem em que deseja receber as capacitações; em formato estruturado, no qual o participante deverá cumprir um módulo específico para então prosseguir para a próxima etapa; ou em módulos nos quais algumas temáticas precisam ser cumpridas conforme determinado pela instituição, enquanto outras podem ser de múltipla escolha do servidor. Desta forma, será oferecida uma visão sistêmica da formação profissional, tornando visíveis as expectativas institucionais em relação aos servidores.

As trilhas serão publicadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Emeron, inclusive utilizando-se de videoaulas, e contarão com a seguinte estrutura: nome e delimitação; competências para desenvolvimento; objetivo e público-alvo; orientações gerais de navegação; testes de conhecimento e/ou avaliação de habilidades; e rol das opções de aprendizagem disponibilizadas. Esse rol pode incluir bibliografia, cursos de capacitação a distância e presenciais (da Emeron, órgãos conveniados ou até mesmo contratados), eventos externos, filmes e vídeos, pós-graduação, estágios, mentoring e counseling.

A abertura, manutenção e atualização das trilhas de aprendizagem serão coordenadas pela Divisão de Planejamento Técnico Pedagógico (Diped) da Emeron, a partir da proposta de abertura por iniciativa da Divisão de Acompanhamento e Desenvolvimento de Carreiras (Diadec) do TJRO ou da própria Escola e da definição do conteudista e do gestor da trilha, que serão sempre servidores experts nas determinadas áreas de atuação. Todos os servidores poderão navegar pelas diversas trilhas de aprendizagem, no ambiente corporativo, para que possam desenvolver suas competências globais e específicas, atendendo a necessidades pessoais e de planejamento da carreira.

As competências adquiridas serão certificadas pela Emeron. Mais informações podem ser consultadas na edição de ontem do Diário da Justiça de Rondônia.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron

Acompanhe-nos nas redes sociais: twitter.com/emeron_rondonia e facebook.com/EmeronRO


Contato

Se precisar, entre em contato.

Tribunal de Justiça de Rondônia
SGP - Rua Lauro Sodré, nº 1728 - Bairro São João Bosco
CEP 76803-686 - Porto Velho, Rondônia

© 2024 Secretaria de Gestão de Pessoas - SGP
Versão do Sistema