1757 Visualizações

Na Semana Nacional do Meio Ambiente, conheça as iniciativas do Pacto Global das ONU

O Projeto, do qual a Emeron faz parte, apresenta princípios simples que podem ser incluídos no dia a dia da organização e contribuir para um mundo melhor.

01/06/2020 15:41

Na primeira semana do mês de junho, o Brasil promove a Semana Nacional do Meio Ambiente, que tem por finalidade apoiar a participação da comunidade nacional na preservação do patrimônio natural do País. Criada pelo Decreto nº 86.028, de 27 de maio de 1981, a Semana Nacional faz alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, instituído em 05 de junho pela Organização das Nações Unidas (ONU), durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo, em 1972.

As datas têm como objetivo principal chamar a atenção de toda a sociedade para a importância da preservação dos recursos naturais e para problemas que afetam o meio ambiente, como a produção de grandes quantidades de lixo, a falta de coleta seletiva e de projetos de reciclagem, consumo exagerado de recursos naturais, desmatamento, extinção de espécies exóticas, uso de combustíveis fósseis, desperdício de água, esgotamento do solo, entre outros.

Ao longo dos anos, diversos esforços têm sido somados para debater e propor soluções para os problemas ambientais. Muitos deles tem sido coordenados pela Organização das Nações Unidas, como a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento ou Eco-92, realizada em junho de 1992, no Rio de Janeiro, e que elaborou documentos importantes que continuam sendo referência para as discussões ambientais; a Convenção das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima, que mais tarde originou o Protocolo de Kyoto; e mais recentemente, a criação do Pacto Global e da Agenda Global de Sustentabilidade 2015-2030 (Agenda 2030).

Há menos de um mês, a ONU incluiu a Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron) como signatária do Pacto Global e como apoiadora para o alcance dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e das 169 metas que compõem a Agenda 2030. Entendendo a importância de promover ações que visem a preservação do meio ambiente e também uma relação equilibrada entre o ser humano e os recursos naturais, a Emeron se comprometeu a adequar suas estratégias e atividades a 10 princípios universais nas áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção.

Em alusão à Semana Nacional do Meio Ambiente, a partir de hoje, até sexta-feira (05), a Emeron promoverá uma série de matérias especiais explanando o que são os 10 princípios do Pacto Global e também os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, como forma a disseminar conhecimento para a formação de uma cultura socioambiental, estimulando seu público interno e externo e demonstrando como este pode colaborar para um mundo melhor.

10 Princípios do Pacto Global:

O Pacto Global é uma iniciativa voluntária que fornece diretrizes para a promoção do crescimento sustentável e da cidadania, por meio de lideranças corporativas comprometidas e inovadoras. É hoje a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo, com mais de 13 mil membros em quase 80 redes locais, que abrangem 166 países.

Possui dez princípios que o fundamentam e se derivaram da Declaração Universal de Direitos Humanos, da Declaração da Organização Internacional do Trabalho sobre Princípios e Direitos Fundamentais do Trabalho, da Declaração do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento e, também, da Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção. São eles:


Podem participar do Pacto Global organizações de negócios/empresas – com fins lucrativos e entidades do setor privado ou outras organizações – sem fins lucrativos: empresas, organizações da sociedade civil, associações empresariais, organizações trabalhistas, instituições acadêmicas e cidades.

Se você se interessou em participar, acesse a página do Pacto Global e saiba mais: https://pactoglobal.org.br/

Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron

Acompanhe-nos nas redes sociais: twitter.com/emeron_rondoniafacebook.com/EmeronRO e youtube.com/EscolaEmeron



Contato

Se precisar, entre em contato.

Tribunal de Justiça de Rondônia
SGP - Rua Lauro Sodré, nº 1728 - Bairro São João Bosco
CEP 76803-686 - Porto Velho, Rondônia

© 2024 Secretaria de Gestão de Pessoas - SGP
Versão do Sistema