635 Visualizações

Emeron dá início a webinário semanal sobre comunicação positiva para uma cultura de paz; inscrições seguem abertas

Voltados a mediadores, conciliadores e estudantes, encontros continuam ao longo do próximo mês, sempre às quartas, e as inscrições seguem abertas

24/07/2020 15:55

Na quarta-feira (22) à noite, a Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron) deu início ao webinário Comunicação Positiva para Desenvolvimento de uma Cultura de Paz, ministrado pelo psicólogo do Tribunal de Justiça de Rondônia Leandro Fonseca Missiatto. Com transmissões ao vivo pela plataforma Google Meet, os encontros continuam semanalmente ao longo do próximo mês, sempre às quartas, das 18h às 20h (hora de RO). As inscrições (para certificação) são gratuitas e seguem abertas, por meio do menu Inscrições no site da Escola (emeron.tjro.jus.br/inscricoes).

O seminário virtual tem como público-alvo os profissionais do judiciário, prioritariamente mediadores e conciliadores, além de estudantes e público geral. No primeiro encontro, Leandro falou sobre a linguagem como mecanismo de dominação e violência. Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Rondônia e docente do curso de Psicologia da Faculdade Ciências Biomédicas de Cacoal (Facimed), o professor diz que o conteúdo, “mais do que um programa, na verdade é uma troca de experiência, de vivências e de esperança”.

Uma das referências utilizadas pelo ministrante na formação é a Comunicação Não Violenta (CNV), inicialmente sistematizada pelo psicólogo estadunidense Marshall Rosenberg, como apoio a relações de parceria e cooperação, nas quais predomina a comunicação eficaz e com empatia, enfatizando ações à base de valores comuns.

Em sua fala inicial, Leandro agradeceu a possibilidade de propor a ação educacional aos colegas e demais interessados no tema, por meio da instrução nº 2/2020, publicada em junho pela Emeron: “Esse encontro foi proporcionado primeiro a partir da criatividade e generosidade da Escola, que oportunizou que nós servidores elaborássemos esses webinários, então muito obrigado à Emeron e ao TJRO pela chance de levarmos esses conhecimentos”.

O próximo módulo, no dia 29 de julho, será sobre observar e não julgar. Os demais encontros, nos dias 5, 12 e 19 de agosto, abordarão respectivamente as temáticas: compreender sentimentos e necessidades; o poder da empatia; e, no encontro final, ser compassivo consigo mesmo e a raiva como aliada.

Novas inscrições

Para os novos participantes, o link de acesso ao Meet será enviado para o e-mail cadastrado na inscrição. A certificação ao final do curso será de 10 horas-aula. O módulo da última quarta-feira pode ser assistido no canal da Emeron no Youtube (youtube.com/EscolaEmeron), onde todas as demais aulas também serão disponibilizadas para visualização posterior.

Instrução 02.2020

A instrução citada por Leandro permite que, durante o período de distanciamento social, magistrados, servidores e discentes dos cursos oferecidos pela Escola proponham ações como fóruns, palestras, seminários e debates de forma virtual. As propostas de eventos são recebidas pela Emeron por meio de formulário disponível em sua página, no menu inscrições, e são avaliadas e acompanhadas pela equipe da Escola.

Os eventos recebem todo o suporte da Escola para sua realização, como plataforma de transmissão, divulgação e certificação e são ofertados gratuitamente ao público. Dúvidas sobre a instrução podem ser sanadas pelo whatsapp 3309-6446, das 8h às 12h.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron

Acompanhe-nos nas redes sociais: instagram.com/emeron_oficial, twitter.com/emeron_rondonia, facebook.com/EmeronRO e youtube.com/EscolaEmeron


Contato

Se precisar, entre em contato.

Tribunal de Justiça de Rondônia
SGP - Rua Lauro Sodré, nº 1728 - Bairro São João Bosco
CEP 76803-686 - Porto Velho, Rondônia

© 2024 Secretaria de Gestão de Pessoas - SGP
Versão do Sistema