433 Visualizações

Serviço odontológico do TJRO restringe atendimentos

Somente urgências são atendidas durante o período da pandemia do novo coronavírus.

22/09/2020 08:47

Os profissionais de odontologia do TJRO divulgaram lista referente aos atendimentos do serviço na instituição durante a pandemia de Covid-19, que, devido aos elevados riscos de contaminação, estão restritos a urgências odontológicas. As medidas preventivas foram adotadas para preservar a saúde tanto dos odontólogos e auxiliares quanto dos próprios pacientes.

As orientações dos odontólogos do TJRO consideram estudos que identificaram o novo coronavírus, causador da Covid-19, na saliva de pacientes infectados. Um alerta para que os profissionais de saúde bucal se preocupem com a disseminação de doenças infecciosas respiratórias, principalmente aquelas relacionadas aos aerossóis (partículas minúsculas que ficam em suspensão no ar do consultório) produzidos durante o exercício odontológico.

Diante disso, os atendimentos odontológicos realizados no TJRO, durante o período de pandemia, incluem apenas os procedimentos de urgências odontológicas. 

Conforme mencionado pelos odontólogos, pesquisas recentes demonstram que os procedimentos realizados pela equipe de saúde bucal aumentam a chance de contaminação e disseminação do novo coronavírus, pois durante o atendimento há o contato com a saliva e produção de respingos e aerossóis. Portanto, os atendimentos odontológicos eletivos (aqueles que podem esperar) não estão sendo realizados.

Os procedimentos NÃO classificados como Urgência Odontológica (condições que priorizam atendimento odontológico), segundo o Conselho Federal de Odontologia (CFO), são:  Consulta inicial ou periódica ou de manutenção, incluindo radiografia de rotina;  profilaxias (limpeza dental) de rotina ou procedimentos com finalidade preventiva; procedimentos ortodônticos não relacionados diretamente à dor, infecção ou trauma; restauração de dentes, incluindo tratamento de lesões cariosas assintomáticas; procedimentos odontológicos com finalidade estética; e cirurgias eletivas (exodontia de dentes e cirurgias periodontais assintomáticas, implantodontia, ortognática).

A equipe de saúde bucal ressalta que os atendimentos odontológicos no TJRO, quando necessários, estão sendo realizados com a menor formação de aerossol possível e com a maior biossegurança, reduzindo as chances de infecção cruzada e minimizando os riscos de infecção pelo novo coronavírus.

Comunicação Interna


Contato

Se precisar, entre em contato.

Tribunal de Justiça de Rondônia
SGP - Rua Lauro Sodré, nº 1728 - Bairro São João Bosco
CEP 76803-686 - Porto Velho, Rondônia

© 2024 Secretaria de Gestão de Pessoas - SGP
Versão do Sistema