340 Visualizações

Gestão por Competências inicia fase de aceite do Acordo de Trabalho

Esse é o início do ciclo avaliativo do programa que visa à qualificação e à progressão funcional

11/11/2020 08:52

O vídeo com o passo-a-passo já está no ar, para que os gestores realizem o planejamento e os colaboradores aceitem o Acordo de Trabalho, tudo de maneira digital, rápida, simples e muito fácil de fazer. Essa é a fase inicial do ciclo avaliativo que já está disponível na área restrita do Portal de Gestão de Pessoas do Poder Judiciário de Rondônia.

Com base na descrição das funções disponível também no Portal, o gestor irá realizar o cadastramento das competências técnicas (com possibilidade remoção ou adição de itens) para cada membro da equipe. Essa etapa formaliza o antigo empenho, que era tratado apenas de forma verbal. Assim quando for o momento de realizar a avaliação, é possível fazer a comparação entre o que foi acordado e o desempenho do colaborador.

É importante destacar que, apenas as Competências técnicas e Responsabilidades são customizáveis de acordo com a função/lotação do servidor. As Competências comportamentais não serão editadas, por enquanto, pois essas são institucionais, ou seja, o gestor não irá alterar esses perfis.

Após esse procedimento feito pelo gestor, o servidor deve, pelo mesmo caminho, ou seja, Área restrita no Portal de Gestão de Pessoas, por meio do qual poderá visualizar o Acordo de Trabalho planejado pelo gestor da Unidade e dar o aceite.

Se o servidor não concordar com algo que lhe foi atribuído, deve procurar a chefia imediata para ajustar o acordo de trabalho ou para receber maiores explicações sobre as funções nas quais tem dúvidas.


ATENÇÃO!

Existem consequências para o gestor que não dê start no Acordo de Trabalho e para o servidor que não agilize a aceitação do “Acordo de Trabalho”. Inicialmente, a não conclusão dessa etapa no período prescrito acarretará no bloqueio da Área Restrita até que o Acordo de Trabalho seja liberado. É bom estar atento: a não conclusão dessa etapa inviabiliza a Avaliação por Competência tanto do servidor quanto do gestor e gera prejuízos diretos na progressão funcional e redução na nota do gestor (ver Resolução27/2018, art. 3º, §2º e art. 10).


Potencial humano                              

A Gestão por Competências, como sabemos, é um modelo de gestão de pessoas dedicado à valorização e ao desenvolvimento de competências de cada servidor, de maneira a tornar mais eficientes os processos de aquisição, retenção e desenvolvimento do potencial humano deste Poder.

Dessa maneira, como preparativo para os próximos passos de consolidação e melhoria contínua desse modelo, a Divisão de Acompanhamento e Desenvolvimento de Carreiras da Secretaria de Gestão de Pessoas do Tribunal de Justiça disponibiliza esse primeiro vídeo tutorial, sobre a etapa de empenho da Gestão Por Competência, a qual consiste em realizar os acordos prévios sobre o desempenho que o servidor deverá apresentar e as competências necessárias para tal (nessa etapa apenas responsabilidades e competências técnicas).

Desta forma, quando for o momento de realizar a avaliação, há possibilidade de estabelecer comparativo entre o que foi de fato entregue pelo servidor versus o que foi acordado no início do ciclo” com o gestor da unidade.

 

 Clique aqui para assistir o vídeo com o passo-a-passo.

Para mais informações estão disponíveis os telefones (69) 3309-6405, 3309-6406, 3309-6407, 3309-6408 e uma sala de atendimento exclusiva do gestaoporcompetencia : https://meet.google.com/pci-pbhq-jfn .

Comunicação interna

 


Contato

Se precisar, entre em contato.

Tribunal de Justiça de Rondônia
SGP - Rua Lauro Sodré, nº 1728 - Bairro São João Bosco
CEP 76803-686 - Porto Velho, Rondônia

© 2024 Secretaria de Gestão de Pessoas - SGP
Versão do Sistema