%= render 'layouts/carrousel' %>
 240 Visualizações

Cartilhas orientam sobre segurança em Tecnologia da Informação no TJRO

Material traz informações sobre uso seguro dos recursos computacionais

13/11/2020 09:00

Os recentes ataques aos portais de instituições do sistema de Justiça acenderam o alerta sobre a segurança nas informações em todo o país. Para evitar transtornos como esse, o Tribunal de Justiça de Rondônia desenvolveu material informativo para o público interno, a fim de garantir o uso seguro dos recursos computacionais na instituição. As três cartilhas foram produzidas pela Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Stic), Departamento de Serviços e Infraestrutura de TIC (Desein) e Divisão de Segurança da Informação (Disein), com base em um material feito pelo Centro de Estudos, resposta e tratamento de incidentes de segurança no Brasil (CERT). O principal objetivo é a prevenção de ataques, que podem colocar em risco o bom funcionamento de sistemas como Processo Judicial Eletronico (Pje), afetando todos os jurisdicionados.


Cada material traz informações sobre um determinado tipo de ataque. Dentre eles, o vírus ransomware, que pode infectar computadores (desktop, notebook, servidores, etc.), equipamentos de rede (modems, switches, roteadores, etc.) ou dispositivos móveis (tablets e smartphones), bloqueando acesso às informações. O vírus pode entrar na rede por meio de links de procedência duvidosa, mensagens de e-mail ou em sites, com navegadores vulneráveis.  

Outro material alerta para programas especificamente desenvolvidos para executar ações danosas e atividades maliciosas em equipamentos, também chamados de malware, pragas, etc., e podem trazer prejuízos à rede da instituição. O alerta sobre criação e proteção de senhas é o foco de outra cartilha, que traz dicas sobre como criar códigos seguros e quais os benefícios para o usuário.

Clique nos anexos para ter acesso às cartilhas: 





Anexos

Contato

Se precisar, entre em contato.

Tribunal de Justiça de Rondônia
Sede - Rua José Camacho, nº 585 - Bairro Olaria
Cep 76801-330 - Porto Velho, Rondônia
Alô Justiça: 0800-647-7077 Geral: (69) 3217-1152

© 2020 Divisão de Pessoal - Dipes
Versão do Sistema