441 Visualizações

Servidores participam de Congresso de Auditoria Interna e curso sobre gestão de convênios

Formações a distância promovidas pela Emeron foram destinadas a assessores jurídicos e da Audint, Secretaria Administrativa e outras unidades

13/11/2020 10:33

Nos últimos dias, duas novas formações a distância foram promovidas pela Escola da Magistratura de Rondônia (Emeron), para servidores do Tribunal de Justiça do Estado. Participaram do 40º Congresso Brasileiro de Auditoria Interna (Conbrai) nove auditores da Auditoria Interna (Audint), responsáveis por auditorias de gestão, infraestrutura, pessoal e contratação. Já o curso “A Gestão de Convênios e suas Implicações no Siconv: Da Captação de Recursos à Tomada de Contas Especial” foi destinado a 30 assessores jurídicos e da Audint, da Secretaria Administrativa e de outras unidades com convênios firmados.

Realizado na semana passada, entre os dias 3 e 6, o curso foi ministrado por Alessandro Reis, da Esafi Escola de Administração. Com ênfase no Sistema Federal de Gestão de Convênios (Siconv), o instrutor abordou a nova legislação de convênios e contratos de repasses públicos, envolvendo todas as fases, atos preparatórios, celebração, execução, fiscalização, prestação de contas e tomada de contas especial.

O TJRO tem celebrado convênios e termos de parceria com outras entidades governamentais dos demais entes da Federação, além de organizações não governamentais, para a transferência de recursos financeiros a serem utilizados na execução de um produto ou objeto, que pode envolver a realização de um projeto, atividade, serviço, aquisição de bens ou evento de interesse recíproco, de acordo com as orientações da Controladoria Geral da União (CGU). Dessa forma, é necessário o acompanhamento desses convênios, a partir da proposição e formalização, de maneira a garantir o cumprimento da legislação que rege a matéria.

Para o assessor jurídico da Emeron, Fábio Rocha, a formação foi muito importante no aprimoramento profissional como servidor. “Esclareceu pontos pertinentes sobre a lei n. 3.307/2013, que regulamenta as transferências de recursos da Administração Direta e Indireta do estado de Rondônia, mediante convênios financeiros, bem como explicou a forma de realização e demais procedimentos desta modalidade conforme a legislação federal, portanto diversas dúvidas foram sanadas com as aulas, tornando o curso proveitoso para o aprimoramento dos serviços da administração pública”, diz.

Congresso

Nesta semana, entre os dias 8 e 10, a 40ª edição do Conbrai teve como temática “Auditoria Interna em um Mundo Disruptivo”. Promovido pelo Instituto dos Auditores Internos do Brasil, o congresso contou com mais de 20 palestrantes e representantes de instituições públicas e privadas, que também ministraram trilhas simultâneas e painéis de debate.

O contador Wanderley Sousa Junior, que coordena a auditoria de infraestrutura na Audint, diz que foi uma grande satisfação e privilégio participar do evento: “Agradeço ao TJRO por proporcionar treinamentos de grande valia e qualidade para os seus servidores”. Entre as lições trazidas pelo congresso, ele destaca a de trabalhar a resiliência organizacional, em função do momento de pandemia. “As unidades do tribunal precisam ser pacientes em relação a determinadas entregas e questões que de certa forma foram prejudicadas pela pandemia, mas que agora estão tomando outros rumos, a gente está entendendo o cenário depois de muita turbulência, por exemplo relativo ao home office, produtividade, relações até mesmo dos servidores, separar o tempo de trabalho do de casa e convivência com os filhos, ensino”, pondera.

Uma das finalidades da Audint é assistir à administração do TJRO no cumprimento do seu planejamento, por meio da realização das auditorias, fiscalizações e inspeções administrativas, bem como acompanhamento da gestão orçamentária, financeira e patrimonial, de modo a avaliar o controle interno para a efetiva execução dos instrumentos de fiscalização com a qualidade necessária para assessorar a alta administração, bem como as diversas unidades envolvidas no cumprimento das metas estabelecidas. Entre os temas debatidos no evento, estiveram: fraude, transparência, gestão de riscos e governança – com as mais novas tendências do setor e experiências compartilhadas por executivos nacionais e internacionais.

Uma temática importante levantada no congresso foi justamente a interação da auditoria com os órgãos de governança e a alta administração. “A nossa unidade tem buscado esse contato e as trilhas mostraram de que forma a auditoria pode melhorar os processos e o próprio sistema de governança”, conta Wanderley. Segundo ele, também foi muito trabalhada a estruturação de um sistema de gestão de riscos: “O nosso tribunal ainda não tem esse sistema documentado e interligado com o sistema de governança e compliance, mas a Audint é a unidade que vai buscar fomentar isso, por meio das nossas auditorias e nos processos de conversação também, é um sonho e objetivo para os próximos anos estruturar esse sistema”.

Outro ponto elencado pelo servidor no evento é o investimento em tecnologia. “Órgãos da iniciativa privada que trabalham com auditoria interna estão investindo muito em aplicação de inteligência artificial e robôs que fazem testes automatizados, isso facilita e agiliza, pois o auditor pode focar em outros trabalhos e análises”, afirma o contador. Por fim, a palestra do historiador Leandro Karnal, que encerrou o Conbrai, foi sobre ética e etiqueta nas organizações. “Ficou claro que a auditoria interna está ganhando força cada vez mais e as organizações públicas e da iniciativa privada estão entendendo que está se posicionando mais como um parceiro estratégico da organização do que uma unidade que busca apenas encontrar irregularidades”, conclui Wanderley.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron

Acompanhe-nos nas redes sociais: instagram.com/emeron_oficial, twitter.com/emeron_rondonia, facebook.com/EmeronRO e youtube.com/EscolaEmeron


Contato

Se precisar, entre em contato.

Tribunal de Justiça de Rondônia
SGP - Rua Lauro Sodré, nº 1728 - Bairro São João Bosco
CEP 76803-686 - Porto Velho, Rondônia

© 2024 Secretaria de Gestão de Pessoas - SGP
Versão do Sistema