543 Visualizações

Política de Sustentabilidade reduz utilização de impressoras no TJRO

Campanha mobiliza servidores e magistrados

18/11/2020 12:57

O Tribunal de Justiça trabalha para reduzir ao máximo, a partir de 1º de dezembro, a utilização de impressoras e o consumo de resmas de papel A4, ação alinhada ao Plano de Logística Sustentável-PLS, que tem a responsabilidade social e ambiental como um dos valores que estão destacados na Estratégia da Instituição. A meta do TJRO é de reduzir para pouco menos da metade a quantidade de papel utilizado atualmente.

Para isso, o presidente do TJRO, desembargador Paulo Kiyochi Mori emitiu Comunicação Interna circular para todas as Unidades Jurisdicionais do Estado informando os propósitos efetivos da ação de cuidado com o meio ambiente, que proporcionará redução de impressões, pois haverá menos impressoras disponíveis, mas também a redução nos descartes de toners, que necessita ser realizado de forma ambientalmente correta, o que implica em elevado gasto para o Tribunal de Justiça.

No início de dezembro os novos procedimentos comunicados devem ser seguidos por parte de cada gestor da área, utilizando do bom senso e flexibilidade quanto ao novo cenário apresentado. Outro fator relevante para implementação da medida é que a maioria dos processos já está em meio eletrônico. Assim, é possível a utilização do Google Drive para compartilhamento de documentos, disponível para todo público interno. Para o desembargador presidente, o TJRO deve atuar de forma socialmente justa, ambientalmente responsável e economicamente viável, pautada nos princípios da transparência e da boa governança.

A medida alinha-se ao Conselho Nacional de Justiça – CNJ, que impulsionou, por meio da Resolução n. 201/2015-CNJ a adoção de políticas sustentáveis no judiciário brasileiro, tendo como uma das diretrizes a criação do Plano de Logística Sustentável. No TJRO, o PLS instrumentaliza a sustentabilidade e, por ser uma ferramenta estratégica de gestão, permite o planejamento dos recursos disponíveis, a avaliação crítica das demandas advindas dos padrões de consumo da instituição sob a ótica da real necessidade. Sem desperdícios e priorizando ações sustentáveis, a instituição fortalece o princípio da integridade e favorece a implementação de iniciativas afirmativas de impacto socioambiental na administração pública.

 

 Comunicação Interna

 


Contato

Se precisar, entre em contato.

Tribunal de Justiça de Rondônia
SGP - Rua Lauro Sodré, nº 1728 - Bairro São João Bosco
CEP 76803-686 - Porto Velho, Rondônia

© 2024 Secretaria de Gestão de Pessoas - SGP
Versão do Sistema