A Administração trabalha para
a implementação da política de sustentabilidade determinada pela Resolução N.
143/2020-TJRO, por isso o Presidente informou em Comunicação Interna Circular
os novos procedimentos para distribuição/redistribuição de impressoras, os
quais devem considerar que o Poder Judiciário do Estado de Rondônia está
obrigado a atuar de forma socialmente justa, ambientalmente responsável e
economicamente viável, pautada nos princípios da transparência e da boa
governança.
É por isso que, para fins de
cumprimento da Resolução N. 143/2020-TJRO, a Comunicação Interna Circular
024/2020 informa que, partir 1º de dezembro de 2020, a política de distribuição
de impressoras no âmbito do PJRO considerará o máximo 1 impressora por unidade.
A C.I. destaca que CNJ impulsionou (Resolução n. 201/2015-CNJ) a adoção de
políticas sustentáveis no judiciário brasileiro, tendo como uma das diretrizes
a criação do Plano de Logística Sustentável-PLS.
No TJRO, o PSL instrumentaliza
a sustentabilidade dentro do Tribunal de Justiça de Rondônia, e, por ser uma
ferramenta estratégica de gestão, permite, o planejamento dos recursos
disponíveis, e, por conseguinte, a avaliação crítica das demandas advindas dos
padrões de consumo da instituição sob a ótica da real necessidade, além de
fortalecer o princípio da integridade e favorecer a implementação de
iniciativas afirmativas de impacto socioambiental na administração pública.
Metas e procedimentos
Um dos temas tratados no PLS
diz respeito a Gestão da Impressão e Papel A4. Embora o PJRO tenha se esforçado
genuinamente para reduzir a impressão de documentos, quando comparado a outros
Tribunais de mesmo porte, é preciso avançar ainda mais. Por conta disso é necessária
a redução de 20.050 resmas por ano para 12.100, segundo a sistemática
estabelecida pelo CNJ. Isso impõe que a nossa redução seja de quase 50%. Parece
muito, mas é importante ressaltar que há muitos outros tribunais que já cumprem
o método fixado.
Vários estudos apontam que a
impressão de papel está diretamente relacionada à quantidade de equipamentos de
impressão disponíveis aos usuários, ou seja, quanto maior a disponibilidade,
maior o uso. Dados da Secretaria de
Tecnologia da Informação e Comunicação (setembro/2020) demonstram que o TJRO
dispõe de 1.047 impressoras em funcionamento, o equivalente a dizer que há
praticamente uma impressora para cada 3 servidores.
A constante reformulação de
produtos disponíveis no mercado, dificulta a padronização e obriga a aquisição
de novos toners, produto de alto custo e de descarte complexo. Por isso o
objetivo da Comunicação interna é de buscar a colaboração dos gestores e
membros das equipes de trabalho para que se evite o desperdício de material ou
mesmo o gasto com o descarte.
Passivo ambiental
Por isso, o Núcleo de
Acessibilidade, Inclusão e Gestão Socioambiental (Nages), que tem como função
principal fomentar políticas de sustentabilidade na gestão deste Poder, emitiu
a Orientação 20 (1847737), lastreada no Guia de Compras Públicas Sustentáveis
da FGV, que, dentre outras diretrizes, preconiza que a administração planeje
suas compras avaliando seu futuro, ou seja, como o produto pretendido se
comportará durante sua fase útil e após sua disposição final. Neste caso,
deve-se considerar até o descarte final do produto, no caso de cartuchos de toner, cuja compra ainda não contempla a
logística reversa e por tal motivo impõe grande responsabilidade em relação ao
ciclo de vida do bem, que logo se tornará um passivo ambiental.
O Plano de Logística
Sustentável, que entre em vigência em 2021, apresenta ações que irão contribuir
para o alcance da meta de redução no número de impressões, tais como implantar
a Política de Impressão, alinhada à Política de Atualização do Parque
Tecnológico, além de estudo para verificar a viabilidade de reduzir a
quantidade de equipamentos e de efetivar o outsourcing
(terceirização) de impressão.
Se precisar, entre em contato.
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