%= render 'layouts/carrousel' %>
 452 Visualizações

Odontologia do TJRO alerta sobre a troca e cuidados com a escova de dentes

No período da pandemia de covid-19, a atenção com a higiene bucal deve ser redobrada

12/01/2021 08:09

O serviço de odontologia do Tribunal de Justiça de Rondônia faz um alerta sobre a necessidade de intensificação dos cuidados com a higiene bucal durante o período da pandemia de covid-19. A troca trimestral da escova de dentes é uma das recomendações para garantir a eficiência da remoção da placa bacteriana mas, diante de gripes, resfriados, infecções bucais e do novo coronavírus, a substituição das escovas e a correta limpeza ajudam no combate aos micro-organismos que podem se alojar nas cerdas e causar reinfecções.

Com o passar do tempo, a deformação das cerdas da escova de dentes prejudica a limpeza dos dentes e da gengiva, tornando ineficiente a remoção dos resíduos alimentares. Para evitar problemas com a higiene bucal, alguns cuidados fundamentais foram orientados pelo serviço de odontologia da instituição.

Guardar as escovas separadamente uma das outras, para evitar a contaminação de micro-organismos entre elas; desinfetar as cerdas da escova de dentes, deixando a cabeça da escova submersa em um copo com um enxaguante bucal (clorexidina) na concentração a 0,12%, durante 15 minutos; lavar e secar a escova após a desinfecção das cerdas; e guardá-la na posição vertical, em local que facilite a secagem das cerdas, são alguns dos cuidados recomendados.

Caso utilize protetores de cerdas, eles devem ter orifícios para ventilação. Também é importante que a escova de dentes seja guardada longe do vaso sanitário pois, quando a descarga é acionada, micro-organismos são lançados ao ar, podendo atingir a escova e, consequentemente, contaminá-la. A escova de dentes não deve ser compartilhada com outra pessoa e, além disso, antes de iniciar a higiene bucal, especialmente durante este momento de pandemia, é necessário lavar muito bem as mãos até a metade do pulso e entre os dedos, por no mínimo 20 segundos.

Não é necessário molhar o creme dental colocado nas cerdas da escova antes de iniciar a escovação, pois isso pode promover a lavagem dos agentes de limpeza e do flúor contidos no creme dental, que são fundamentais para uma eficaz higiene bucal.

Para mais detalhes, acesse os sites indicados pelo serviço de odontologia:

https://www.colgate.com.br/oral-health/brushing-and-flossing/toothbrush-care-and-replacement

http://www.progep.ufpb.br/progep/contents/menu/principal/cqvsst/voce-sabia

https://ufes.br/sites/default/files/anexo/higiene_bucal_e_a_covid-19.pdf

https://www.ufpi.br/arquivos_download/arquivos/


Comunicação Interna



Contato

Se precisar, entre em contato.

Tribunal de Justiça de Rondônia
Sede - Rua José Camacho, nº 585 - Bairro Olaria
Cep 76801-330 - Porto Velho, Rondônia
Alô Justiça: 0800-647-7077 Geral: (69) 3217-1152

© 2021 Divisão de Pessoal - Dipes
Versão do Sistema