902 Visualizações

Rodas de conversa com foco na saúde mental dos servidores ocorrem a partir de quarta, 20

Programação desenvolvida pela Disau é alusiva à campanha Janeiro Branco

19/01/2021 15:34

A Divisão de Saúde e bem-estar organizacional do Tribunal de Justiça de Rondônia dará início nesta quarta-feira, 20, à uma programação voltada a saúde mental dos servidores. As rodas de conversa acontecem em alusão à campanha Janeiro Branco, movimento criado em 2014 por psicólogos brasileiros e com adesão de instituições públicas e privadas com a intenção de garantir mais visibilidade ao tema.

As rodas serão coordenadas pelas psicólogas da Disau Denise Tofani Malheiros e Iuna Pereira Sapia, além da assistente social Daniele Pacher. O objetivo é colocar esse tema em evidência, promovendo a conscientização sobre a importância da prevenção ao adoecimento emocional, que tem gerado impactos preocupantes em toda a sociedade, sobretudo em um período de isolamento social.  

Em todo o mundo, autoridades de saúde têm sentido um aumento nos casos de adoecimento.  “A forma como nossa sociedade lida com a subjetividade emocional ainda é muito carregada de preconceitos e estereótipos, dificultando o trato com o tema. Em decorrência disso, vemos o aumento exacerbado nos índices de adoecimento psicoemocional e transtornos mentais, como ansiedade e depressão. Especialmente nesse momento, que a pandemia nos impôs uma série de restrições e fez com que eclodisse os mais diversos conflitos, intrapsíquicos e inter-relacionais, este adoecimento tornou-se mais expressivo”, ressaltou a psicóloga Denise Tofani.   Desde o início da pandemia, com a possibilidade de trabalho remoto, a Disau disponibilizou aos servidores da Capital e também das comarcas do interior do Estado, o atendimento online, e registrou crescimento na demanda.

A atividade promovida pela Disau busca compartilhar experiências e sentimentos que fortaleçam a capacidade de lidar com as adversidades. “Quando conseguimos falar sobre nossas vivências e inquietações, elas se tornam mais compreensíveis e se transformam em fonte de aprendizado e não de angústias”, pontua a psicóloga.  

As rodas serão desenvolvidas segundo a metodologia da Terapia Comunitária Integrativa/TCI, uma metodologia que valoriza o saber produzido pela experiência de vida de cada um e mobiliza os recursos e as competências dos indivíduos e grupos. Procura, ainda, suscitar a dimensão terapêutica do próprio grupo, promovendo vínculos solidários. Trata-se, portanto, de uma forma de consolidar a rede de apoio aos que vivem situações de conflitos e sofrimento psíquico. Um espaço de partilha, onde o grupo pode escolher o tema a ser trabalhado em cada roda.

Em cada encontro o grupo escolhe o tema a ser trabalhado, seguindo as etapas da metodologia, a saber: acolhimento, escolha do tema, contextualização, problematização e encerramento. A TCI nos convida a ver além da carência, a reconhecer o sofrimento vivenciado como uma grande fonte geradora de competência, que precisa ser valorizado e resgatado na própria comunidade, como uma forma de reconhecer o saber construído pela vida.

As rodas serão realizadas por meio da plataforma digital Google Meet e os interessados podem acessar os links, de acordo com a escolha dos horários, podendo participar de quantos encontros desejar. A Disau poderá encaminhar Declaração de Comparecimento para aqueles que necessitarem de justificativa para ausência no horário de trabalho.

PROGRAMAÇÃO:

Dia 20 de janeiro - às 16h30
Dia 22 de janeiro - às 9 horas  
Dia 26 de janeiro - às 16h30
Dia 29 de janeiro - às 9 horas  

Endereço para acessar:
https://meet.google.com/efn-swbq-vwi

Comunicação Interna



Contato

Se precisar, entre em contato.

Tribunal de Justiça de Rondônia
SGP - Rua Lauro Sodré, nº 1728 - Bairro São João Bosco
CEP 76803-686 - Porto Velho, Rondônia

© 2024 Secretaria de Gestão de Pessoas - SGP
Versão do Sistema