%= render 'layouts/carrousel' %>
 144 Visualizações

Trilha de aprendizagem Escola de Gestores tem início com cursos de autodesenvolvimento

Voltada a 100 servidores do TJRO em funções de liderança, a trilha terá sua primeira etapa até julho, com 114 h/a, sempre na modalidade EaD

12/02/2021 15:12

Começou nesta semana, pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Escola da Magistratura de Rondônia (Emeron), a nova Trilha de Aprendizagem, intitulada Escola de Gestores. Voltada a 100 servidores do Tribunal de Justiça do Estado que ocupam funções de liderança, a trilha terá sua primeira etapa desenvolvida até o mês de julho, com 114 horas-aula no total, sempre na modalidade Educação a Distância (EaD).

A Trilha de Aprendizagem configura-se como um conjunto de ações de capacitação de gestores, baseado nos levantamentos das necessidades de desenvolvimento em nível individual, setorial e institucional. Lançada em duas etapas, com a última prevista para o segundo semestre de 2021, a trilha tem caráter permanente, com novas turmas abertas conforme for preciso e, de forma gradativa, abrangerá todos os servidores em cargos de gestão e ainda aqueles que almejam a função gestora.

A primeira etapa conta com mais de 15 servidores e magistrados atuando como conteudistas, sendo que a trilha está dividida em cinco eixos principais: Gestão e autodesenvolvimento; Gestão de pessoas; Gestão, meio ambiente e segurança; Gestão, processos e projetos; e Gestão e mobilização de pessoas. Cada eixo, por sua vez, também está subdividido em temas, totalizando mais de uma dezena já na etapa inicial. Os do primeiro eixo, voltado para o autodesenvolvimento, são as formações Conhecendo a si mesmo, Gerenciando as emoções e Gerenciando as relações.

A formação atual, iniciada na terça-feira (9), é a Conhecendo a si mesmo, ministrada pela psicóloga da Divisão de Saúde e Bem-Estar Organizacional (Disau) do TJRO Denise Tofani Malheiros, especialista em Saúde Pública e Administração Pública. “A unidade pretende contribuir para o autoconhecimento dos participantes, oportunizando reflexões sobre emoções, sentimentos, necessidades, crenças e outros temas, no intuito de fomentar o desenvolvimento de respostas mais assertivas para lidar com os desafios do cotidiano”, afirma Denise.

Programada para ser encerrada no próximo dia 24, a formação será seguida imediatamente pela Gerenciando as emoções, entre os dias 25 de fevereiro e 11 de março, com os psicólogos do TJRO Giuseppe Moura e Marcos Paulo Soares, que também ministrarão os primeiros módulos do Eixo 2 da trilha (Gestão de Pessoas): Estágio probatório, e Assédio Moral. Os demais subtemas previstos até julho são: Processo Administrativo Disciplinar (Eixo 2); O gestor e a sustentabilidade, e O gestor e a segurança institucional (Eixo 3); Gestão da informação (Eixo 4); Negociação de conflitos, Técnicas de negociação, e Gestão da entrega de resultados (Eixo 5).

Trilhas

Instituídas em 2020, as Trilhas de Aprendizagem são um projeto voltado à capacitação de servidores, alinhado à Política Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Servidores do Poder Judiciário, do Conselho Nacional de Justiça, e idealizado para aumentar o número de capacitações vinculadas ao Programa de Gestão por Competências, processo de avaliação de desempenho integrante da Política de Gestão de Pessoas do TJRO. As trilhas são formadas por conjuntos integrados e sistematizados de recursos de aprendizagem, organizadas em trajetórias orientadas para o desenvolvimento pessoal e profissional, por segmento de atuação, temas, perfis ou outras referências relevantes.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron

Acompanhe-nos nas redes sociais: instagram.com/emeron_oficial, twitter.com/emeron_rondonia, facebook.com/EmeronRO e youtube.com/EscolaEmeron


Contato

Se precisar, entre em contato.

Tribunal de Justiça de Rondônia
Sede - Rua José Camacho, nº 585 - Bairro Olaria
Cep 76801-330 - Porto Velho, Rondônia
Alô Justiça: 0800-647-7077 Geral: (69) 3217-1152

© 2021 Divisão de Pessoal - Dipes
Versão do Sistema