%= render 'layouts/carrousel' %>
 65 Visualizações

Emeron promove live, na próxima quarta, sobre Plano de Logística Sustentável do TJRO e integração do Judiciário à Agenda 2030 da ONU

Voltado a magistrados e servidores, fórum sobre desenvolvimento sustentável será transmitido das 9 às 11h no YouTube da Emeron, com certificação de 2,5 h/a

17/02/2021 15:51

Na próxima quarta-feira (24), das 9h às 11h (hora de RO), a Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron) realizará, em seu canal no YouTube (youtube.com/EscolaEmeron), a live Plano de Logística Sustentável: Integração do Judiciário de Rondônia à Agenda 2030. Com certificação de 2,5 horas-aula (mediante inscrição durante a transmissão), o evento é gratuito e aberto a magistrados, servidores, estudiosos do tema e sociedade em geral.

A live abordará a Agenda 2030 e os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU) para o alcance de um mundo sustentável por meio do Pacto Global, iniciativa internacional da qual a Emeron é signatária desde 2020. Os palestrantes também falarão do Plano de Logística Sustentável e da sustentabilidade no Poder Judiciário de Rondônia.

O fórum será aberto pelo presidente do Tribunal de Justiça do Estado, desembargador Paulo Kiyochi Mori. A seguir, a primeira ministrante será a conselheira do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) Maria Tereza Uille Gomes. Presidente da Comissão Permanente dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e da Agenda 2030 (Comiter), além de coordenadora do Comitê Interinstitucional da Agenda 2030 e do Laboratório de Inovação, Inteligência e ODS (LIODS/CNJ), ela falará sobre a Agenda e os ODS no Judiciário brasileiro.

A seguir, o diretor da Emeron, desembargador Miguel Monico Neto, tratará do tema “Sustentabilidade em Rondônia e Emeron como signatária do Pacto Global”. Na sequência, será a vez do magistrado Guilherme Baldan, juiz auxiliar da presidência do TJRO e presidente da Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável (CGPLS) do Tribunal, que fará uma introdução ao PLS do Judiciário de Rondônia, acompanhado pelo coordenador de Estratégia e Projetos e membro da Comissão Gestora, Felipe Pinheiro, que também abordará o PLS.

Por fim, os servidores David Willian Barroso, Eduardo Luiz Bezerra e Maiara Ribeiro, do Núcleo de Acessibilidade, Inclusão e Gestão Socioambiental (Nages) do TJRO, conduzirão a discussão e perguntas do público. Após a transmissão no dia 24 (das 9 às 11h), a live ficará disponível, para visualização posterior, no YouTube da Emeron.

O evento atende aos ODS 4 e 16, voltados, respectivamente: à Educação de Qualidade, que visa garantir o acesso à educação inclusiva e equitativa, promovendo oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos; e à Paz, Justiça e Instituições Eficazes, que busca promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionando o acesso à justiça para todos e construindo instituições responsáveis e inclusivas em todos os níveis.

Objetivos

Em 2015, a ONU propôs aos seus países-membros uma nova agenda de desenvolvimento sustentável para os 15 anos seguintes, a Agenda 2030, composta pelos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Esse é um esforço conjunto, de países, empresas, instituições e sociedade civil, no qual os ODS buscam assegurar os direitos humanos, acabar com a pobreza, lutar contra a desigualdade e a injustiça, alcançar a igualdade de gênero e o empoderamento de mulheres e meninas, agir contra as mudanças climáticas, bem como enfrentar outros dos maiores desafios de nossos tempos.

No contexto atual, segundo o Sustainable Development Report 2020 (link para a análise completa, em inglês), se nada for feito, apenas o ODS 7 (Energia Acessível e Limpa) será alcançado no Brasil em 2030.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron

Acompanhe-nos nas redes sociais: instagram.com/emeron_oficial, twitter.com/emeron_rondonia, facebook.com/EmeronRO e youtube.com/EscolaEmeron


Contato

Se precisar, entre em contato.

Tribunal de Justiça de Rondônia
Sede - Rua José Camacho, nº 585 - Bairro Olaria
Cep 76801-330 - Porto Velho, Rondônia
Alô Justiça: 0800-647-7077 Geral: (69) 3217-1152

© 2021 Divisão de Pessoal - Dipes
Versão do Sistema