280 Visualizações

Psicólogas do TJRO participam de formação de mediadores organizacionais

Viabilizada pela Emeron, capacitação utiliza ferramentas e técnicas para tratar conflitos complexos e muitas vezes invisíveis nas organizações

02/03/2021 08:01

As psicólogas Joseline Castro e Núbia Nogueira, lotadas na Divisão de Acompanhamento e Desenvolvimento de Carreiras (Diadec) do Tribunal de Justiça de Rondônia, participaram, entre os dias 25 e 27 de fevereiro, do módulo III da Formação de Mediadores Organizacionais, realizado na modalidade Educação a Distância (EaD) pelo Instituto EcoSocial. A capacitação foi viabilizada pela Escola da Magistratura do Estado (Emeron).

Ambas as analistas judiciárias atuam na Seção de Desempenho e Desenvolvimento de Gestores e Servidores (Sedeges) e já haviam participado, no ano passado, dos módulos anteriores, que contaram com fase de imersão oferecida de forma presencial, em São Paulo (SP). Ministrada pelos consultores de desenvolvimento organizacional Peter Susemihl e Elizabeth Cerri, a formação tem o objetivo de que as servidoras atuem em processos de mediação de indivíduos, grupos e equipes no âmbito do TJRO, utilizando para isso ferramentas e técnicas para tratar conflitos complexos e muitas vezes invisíveis nas organizações.

Intitulado “Potenciais Conflitos e Desenvolvimento Organizacional”, o módulo de três dias foi de muito trabalho, segundo Núbia: “Apesar de essa etapa ter sido online, iniciar a aprendizagem de aplicação da metodologia de mediação de conflitos foi intenso e proveitoso”. Ela acrescenta que o curso foi permeado de diversas práticas em grupos. “Ao longo do processo, nos debruçamos nos conceitos da metodologia de mediação e aplicabilidade desse modelo em grupos, a complexidade aumenta em razão das peculiaridades de cada grupo, a necessidade de descrever o processo de trabalho, além de um olhar para o comportamento social e normas culturais da organização”, diz.

A resolução de conflitos está interligada ao macrodesafio da perspectiva Pessoas, do Poder Judiciário de Rondônia, havendo relação entre a resolução desses, de forma produtiva, e os indicadores e metas institucionais, por meio do fortalecimento do trabalho em equipe, liderança, motivação, relacionamento interpessoal e comunicação. “A aprendizagem foi muito proveitosa, já vislumbramos possibilidades e aplicabilidade do colhido e aguardamos os próximos desdobramentos da formação”, conclui Núbia. O quarto e quinto módulos, últimos do programa, estão previstos ainda para 2021.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron

Acompanhe-nos nas redes sociais: instagram.com/emeron_oficial, twitter.com/emeron_rondonia, facebook.com/EmeronRO e youtube.com/EscolaEmeron


Contato

Se precisar, entre em contato.

Tribunal de Justiça de Rondônia
SGP - Rua Lauro Sodré, nº 1728 - Bairro São João Bosco
CEP 76803-686 - Porto Velho, Rondônia

© 2024 Secretaria de Gestão de Pessoas - SGP
Versão do Sistema