343 Visualizações

Emeron dedica mês de março a discussões sobre equidade de gênero

Eventos no YouTube da Emeron incluem Semana da Mulher: Justiça e Equidade (dias 8 e 10) e Fórum Mulheres em Luta: Caminhos para a equidade (dias 15 e 22)

05/03/2021 09:22

O mês de março é celebrado em diversos países como o Mês Nacional da História da Mulher, em alusão ao Dia Internacional da Mulher, data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU); e outros marcos importantes para a história feminina que ocorreram neste interstício, como o primeiro grande desfile sufragista (03 de março de 1913). O momento visa trazer à tona discussões e protestos por direitos, bem como lembrar as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres.

Durante o mês de março, em alusão a estas datas, a Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron) promoverá uma série de eventos voltados à discussão da equidade de gênero em diversos aspectos, como forma a contribuir para o esclarecimento da sociedade, o aprimoramento das instituições públicas e o fomento à conquista e garantia de direitos às mulheres.

Semana da Mulher: Justiça e Equidade

Dando início às atividades do mês, nos dias 8 e 10 de março, a Ecoliga-Rondônia, rede de cooperação e colaboração entre órgãos públicos, da qual a Emeron faz parte, promoverá a Semana da Mulher: Justiça e Equidade.  No primeiro dia (08), haverá a abertura, com a Presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (TRT14), Desembargadora do Trabalho Maria Cesarineide de Souza Lima, dois painéis abordando equidade de gênero, saúde emocional e violência doméstica e a apresentação do Projeto Aurora.

Já no dia 10, o evento terá início com a palavra do Juiz Auxiliar da Presidência do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO), Juiz de Direito Álvaro Kalix Ferro, seguido por debates sobre os desafios da mulher no trabalho, feminismo e deficiência e Agenda 2030. Palestrantes locais, dos órgãos integrantes da Ecoliga, e nacionais, como a vereadora do município de Aracaju (SE), Linda Brasil, fazem parte do corpo de debatedores. Para conferir toda a programação do evento, clique aqui.

Fórum Mulheres em Luta: Caminhos para a equidade

Promovido nos dias 15 e 22, o fórum também faz alusão ao Dia da Escola (15) e ao Dia Internacional Contra a Discriminação Racial (21), que possuem relação direta com a luta pela equidade de gênero. No dia 15, o primeiro painel discutirá “Educação: caminho de igualdade para as mulheres”, promovendo o debate a respeito da disparidade de acesso de meninas e mulheres cis e trans à educação formal e de direitos e os impactos dessa desigualdade na sociedade. Participam como ministrantes Alessia Moura, psicóloga e pesquisadora na área de educação, psicologia e gênero; Ludmila Soares, acadêmica de Enfermagem e Presidente da Liga Acadêmica de Enfermagem em Saúde Sexual de Rondônia; e Rosa Maria Ferreira de Almeida, Doutora em Enfermagem, Especialista em Educação na Saúde e professora de graduação.

Já no dia 22, o debate Mulheres em cores: experiências raciais” trará a perspectiva étnico-racial para o centro da conversa, discorrendo sobre o preterimento da mulher negra e indígena, os mitos sociais que envolvem mulheres não brancas e também como essa exclusão social afeta a saúde mental das mulheres, com ministração da psicóloga e membra do núcleo de étnicos-raciais da Associação Filhas do Boto Nunca Mais, Brenda Morais; a tecnóloga em Segurança do Trabalho, aluna da graduação em Ciências Contábeis e Conselheira Fiscal na Associação Filhas do Boto Nunca Mais Hana Lopes e a Pedagoga pós-graduada em História e Cultura Afro-brasileira e Africana, educadora popular e coordenadora do projeto Escola Popular de Formação Política: a remada continua, Delmara Mura.

A realização da Semana da Mulher e do Fórum Mulheres em Luta está alinhada aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e ao Pacto Global, iniciativa global que buscam assegurar os direitos humanos, acabar com a pobreza, lutar contra a desigualdade e a injustiça, alcançar a igualdade de gênero e o empoderamento de mulheres e meninas, agir contra as mudanças climáticas, bem como enfrentar outros dos maiores desafios de nossos tempos e do qual a Emeron é signatária.

Com os eventos são diretamente atingidos os ODS 4 - Educação de Qualidade, que visa garantir o acesso à educação inclusiva e equitativa, promovendo oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos e todas; 5 - Igualdade de Gênero, alcançando a igualdade de gênero e empoderando todas as mulheres e meninas; ODS 10 – Redução das Desigualdades e 16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes, ao promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionando acesso à justiça para todos e todas e construindo instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron

Acompanhe-nos nas redes sociais: instagram.com/emeron_oficial, twitter.com/emeron_rondonia, facebook.com/EmeronRO e youtube.com/EscolaEmeron


Contato

Se precisar, entre em contato.

Tribunal de Justiça de Rondônia
SGP - Rua Lauro Sodré, nº 1728 - Bairro São João Bosco
CEP 76803-686 - Porto Velho, Rondônia

© 2024 Secretaria de Gestão de Pessoas - SGP
Versão do Sistema