320 Visualizações

DORT: Disau retoma campanha de prevenção

Os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho podem ser combatidos com exercícios

11/03/2021 09:17


A Divisão de Saúde e Bem-Estar Organizacional retoma a Campanha de Prevenção de DORT, que é realizada anualmente no Poder Judiciário de Rondônia. Este ano, as ações consistem em publicações e realização de encontros virtuais por comarca.

No dia 11 de março será realizada a primeira conversa com a Comarca de Alta Floresta do Oeste por meio do google meet. (https://meet.google.com/uim-thnm-dgi).  As demais comarcas serão comunicadas gradativamente via SEI e Portal de Gestão de Pessoas, conforme calendário interno.


Abaixo informações essenciais sobre a doença, organizada em forma de perguntas pela Disau.


Campanha de Prevenção de DORT

1.O que são DORT?
A sigla DORT significa Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho. O conceito engloba uma série de lesões e disfunções nos ossos, músculos, ligamentos, nervos ou tendões que têm em comum a origem ou agravamento devido a execução de atividades laborais. DORT é um termo mais amplo do que LER - Lesões por Esforços Repetitivos, porque inclui doenças ocupacionais que não necessariamente foram causadas pela realização de esforços repetitivos.

2. O que pode levar a desenvolver DORT?
Os movimentos repetitivos podem levar ao desenvolvimento de DORT, mas não são as únicas causas. Esforços excessivos e má postura durante o trabalho estão entre os fatores que predispõem o surgimento de DORT. A existência de situações de trabalho com altos níveis de estresse e demandas elevadas também podem favorecer o surgimento ou agravamento desses distúrbios.

3. Quais são os sintomas de DORT?
Os sintomas mais comuns são desconforto ou dores nas articulações e nos músculos, sensação de formigamento ou dormência, choques, inchaço (edema), limitação nos movimentos, dentre outros.

4. Como saber se tenho DORT?
É importante procurar auxílio médico em caso de sintomas. A partir da avaliação, exames e histórico profissional do trabalhador, o médico consegue diagnosticar se aquele problema de saúde tem ou não relação direta com as atividades de trabalho e, assim, diagnosticar DORT.
As doenças mais comumente classificadas como DORT são: tendinite, epicondilite, bursite, dedo em gatilho, lombalgia, cervicalgia, síndrome do túnel do carpo, síndrome do manguito rotador e discopatias como a hérnia de disco. No entanto, existem outras que podem ser classificadas como DORT se o desenvolvimento ou agravamento tiver relação com o trabalho executado pela pessoa.

5. Como é possível prevenir DORT?
Algumas medidas reduzem os riscos de desenvolver DORT:
Estabelecer pausas regulares durante a jornada de trabalho;
Realizar periodicamente exercícios de alongamento;
Manter uma boa postura;
Utilizar mobiliário e objetos ergonômicos;
Conhecer as regulagens dos mobiliários e equipamentos utilizados e ajustá-los de forma a permitir um posicionamento adequado;
Evitar esforços excessivos;
Sempre que a atividade exigir, fazer uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs); e

Praticar atividades físicas regularmente.

Comunicação Interna


Contato

Se precisar, entre em contato.

Tribunal de Justiça de Rondônia
SGP - Rua Lauro Sodré, nº 1728 - Bairro São João Bosco
CEP 76803-686 - Porto Velho, Rondônia

© 2024 Secretaria de Gestão de Pessoas - SGP
Versão do Sistema