%= render 'layouts/carrousel' %>
 42 Visualizações

Magistrados de todo país têm até o dia 29 de abril para se inscrever em evento internacional sobre audiências de custódia

Iniciativa faz parte do Programa Fazendo Justiça, e conta com a participação de autoridades nacionais e internacionais

27/04/2021 11:52

Começa, na próxima sexta-feira, 30, o evento de lançamento da Rede Altos Estudos em Audiência de Custódia em 2021, direcionado aos magistrados e magistradas. Realizada por meio virtual, a programação faz parte do Programa Fazendo Justiça, e tem por objetivo o compartilhamento de experiências e desafios sobre as audiências de custódia, com foco no enfrentamento aos desafios que se apresentam no contexto da privação de liberdade no Brasil, marcado por crescimento desordenado e por condições precárias de encarceramento. O evento também inaugura uma série de eventos estaduais que estão sendo organizados em todo o país. Interessados tem até o dia 29 de abril para realizar a inscrição.

Durante o lançamento, que conta com a participação de autoridades nacionais e internacionais, serão discutidos parâmetros em relação aos aspectos jurídicos da audiência de custódia, alternativas penais e medidas cautelares, monitoração eletrônica, proteção social e prevenção e combate à tortura. A iniciativa é do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), por meio de sua parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), além de apoio do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) – no Programa Fazendo Justiça. 

Os diálogos terão como referência a disseminação e implementação práticas dos parâmetros previstos nos cinco manuais que compõem a coleção “Fortalecimento da Audiência de Custódia”, lançada pelo CNJ, em 2020, e que oferecem importantes elementos para a atuação de magistrados, magistradas e tribunais em temáticas como tomada de decisão, proteção social e prevenção à tortura e maus-tratos.


Programação


Na sequência, os estados realizarão encontros entre as semanas de 1º de maio e 11 de junho. Há, também, a possibilidade de encontros individuais (apenas um estado por evento), com foco nas particularidades locais, ou de encontros em duplas ou trios de estados, fomentando a troca de experiências.

O primeiro momento, no dia 30, contará com a participação do presidente do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça, Ministro Luiz Fux, bem como de diversas autoridades nacionais e internacionais, como a Alta Comissária das Nações Unidas sobre Direitos Humanos, Michelle Bachelet. 

No dia 7, além de conferência com a professora doutora Maíra Machado (FGV-SP), haverá uma mesa com magistrados e magistradas do Brasil, do México e dos Estados Unidos debatendo as diferentes práticas da audiência de apresentação no mundo. 


Clique aqui para ter acesso às inscrições


Assessoria de Comunicação Institucional


Contato

Se precisar, entre em contato.

Tribunal de Justiça de Rondônia
Sede - Rua José Camacho, nº 585 - Bairro Olaria
Cep 76801-330 - Porto Velho, Rondônia
Alô Justiça: 0800-647-7077 Geral: (69) 3217-1152

© 2021 Divisão de Pessoal - Dipes
Versão do Sistema v0.0.4