335 Visualizações

Riscos à saúde e segurança no trabalho

Divisão de Saúde orienta sobre riscos ocupacionais e chama a atenção para o respeito às normas e procedimentos.

20/05/2021 08:15

 

A Divisão de Saúde – Disau, do Tribunal de Justiça de Rondônia, disponibiliza, a partir de hoje, uma série de informações sobre Saúde e Segurança no Trabalho. A abordagem tem como objetivo orientar integrantes da instituição sobre fatores de riscos de acidentes ou adoecimento, bem como chamar a atenção para o respeito às normas e procedimentos legais como forma de reduzir incidências. O tema de hoje são os riscos ocupacionais como, por exemplo, calor ou frio excessivos, o contato com agentes biológicos como os vírus, dentre outros.




O trabalho ocupa grande parte do tempo de vida das pessoas, daí a importância de um ambiente seguro e que contribua para a saúde e o bem-estar. Durante o dia a dia laboral, saúde e segurança são essenciais para garantir, inclusive, a qualidade dos serviços como, por exemplo, a assiduidade.



Em maior ou menor grau, todo tipo de trabalho apresenta riscos à integridade física ou psíquica. Conhecê-los é fundamental para evitá-los. Confira, a seguir, os cinco tipos de riscos ocupacionais.

Riscos físicos existem quando, no ambiente de trabalho, há riscos de choques elétricos, necessidade de movimentação e utilização de maquinários, presença de ruído excessivo, vibrações, radiação, calor ou frio excessivos, pressão, dentre outros. A possibilidade de contato com materiais químicos como ácidos, gases, elementos corrosivos, poeira, névoas e substâncias químicas em geral são os riscos químicos


Biológicos são os riscos provenientes do contato com os agentes biológicos como bactérias, vírus, fungos, parasitas e protozoários. A covid-19 representa bem esse tipo de risco.


Posturas inadequadas, esforços físicos, repetitividade nas tarefas, uso incorreto de equipamentos e mobiliários, jornadas de trabalho, dentre outros são os riscos ergonômicos.


Os riscos de acidentes estão presentes quando há risco de quedas, lesões físicas, batidas, cortes, atropelamentos, etc.. 


A Divisão de Saúde esclarece que as pessoas que trabalham em ambientes com determinados riscos precisam ser orientadas sobre como se proteger. Além disso, devem seguir as orientações repassadas, seja em relação ao uso de equipamentos e mobiliário; uso de EPIs - equipamentos de proteção individual; cuidados com a saúde, dentre outras. Também podem – e devem – auxiliar na identificação dos riscos existentes no seu trabalho. Desta forma, a participação ativa de magistrados, magistradas, servidores, servidoras, estagiárias e estagiários nas ações de saúde e apresentação de sugestões de melhorias contribui para tornar o ambiente laboral mais saudável para todos, tanto no trabalho presencial quanto em home office



Confira, amanhã, mais informações sobre como preservar a saúde, como manter-se em segurança e como buscar auxílio institucional para melhorias em seu setor. 


Comunicação Interna




Contato

Se precisar, entre em contato.

Tribunal de Justiça de Rondônia
SGP - Rua Lauro Sodré, nº 1728 - Bairro São João Bosco
CEP 76803-686 - Porto Velho, Rondônia

© 2024 Secretaria de Gestão de Pessoas - SGP
Versão do Sistema