243 Visualizações

Cuidados com os ombros para prevenção de Dort

Exercícios de alongamento de curta duração em pausas intrajornadas podem aliviar tensão muscular. Confira as orientações da Disau

16/06/2021 00:01


A Divisão de Saúde – Disau, do TJRO, apresenta, hoje, orientações para prevenção de Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho - Dort, os Cuidados com os Ombros. A campanha, que vem sendo realizada virtualmente também nas comarcas do interior, pela Seção Biopsicossocial – Sebio/Fisioterapia, busca promover a saúde e bem-estar de servidores, servidoras, magistrados e magistradas no ambiente laboral.




De acordo com a fisioterapeuta Nadya Machado Barbosa, do TJRO, a região dos ombros pode se tornar dolorosa em trabalhos que exijam esforços repetitivos de membros superiores e tenham também uma grande exigência cognitiva, como demandas elevadas de atenção, concentração, agilidade e raciocínio lógico.


Algumas atitudes, além de buscar conhecimento sobre esses fatores de risco, podem evitar que os ombros sejam acometidos por distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho. Desconfortos emocionais podem predispor a padrões respiratórios superficiais, apicais, com ativação excessiva da musculatura acessória da respiração localizada nos ombros. Então, ao sentir um aumento da tensão muscular nessa região e desconfiar de razões de cunho emocional, procure estabelecer pequenas pausas para respirar profunda e lentamente deixando os ombros relaxados. Tentar, também, identificar as causas e, em situação de sofrimento, buscar ajuda profissional. 

  

Realizar exercícios de alongamento de curta duração em pausas intrajornadas.  Observar a altura da cadeira, que deve estar em um nível que permita alcançar o tampo da mesa, sem precisar erguer os ombros. Elevar a cadeira até que consiga apoiar os antebraços sobre a mesa, mantendo os ombros relaxados e cotovelos dobrados a aproximadamente 90º. Caso os pés fiquem pendentes, providenciar um apoio. 



Os antebraços precisam estar apoiados na mesa durante o trabalho informatizado, mantendo, porém, os cotovelos livres, sem pressão de superfícies. Quando o teclado e o mouse estão muito próximos à borda da mesa, e o apoio é exclusivamente nos punhos, há uma sobrecarga nos ombros decorrente do peso dos braços, o que pode comprometer a integridade dos tendões. 


Exercícios físicos regulares para fortalecimento dos músculos estabilizadores do ombro como, por exemplo, os rotadores internos e externos, ajudam na prevenção e reabilitação de distúrbios no ombro. Recomenda-se o acompanhamento de profissional fisioterapeuta ou professor de Educação Física. 



A fisioterapeuta do Tribunal está à disposição para auxiliar com orientações específicas, caso tenha ficado com dúvidas.


A próxima e última abordagem desta Campanha serão os cuidados com a coluna lombar. Confira aqui no Portal Gestão de Pessoas.



Comunicação Interna


Contato

Se precisar, entre em contato.

Tribunal de Justiça de Rondônia
SGP - Rua Lauro Sodré, nº 1728 - Bairro São João Bosco
CEP 76803-686 - Porto Velho, Rondônia

© 2024 Secretaria de Gestão de Pessoas - SGP
Versão do Sistema