202 Visualizações

Disau alerta sobre cuidados com a coluna lombar

A Campanha de Prevenção de Dort tem como objetivo promover a saúde ocupacional por meio da conscientização.

17/06/2021 18:29


Orientações para prevenção contra Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho – Dort foram disponibilizadas, em campanha desenvolvida pela Divisão de Saúde do Tribunal de Justiça de Rondônia, por meio da Seção Biopsicossocial – Sebio/Fisioterapia, nos últimos dias. Hoje, os cuidados com a coluna lombar e ações preventivas eficazes no combate à lombalgia são o tema final desta série. 


A coluna lombar é uma região corporal com grande incidência de queixas de desconforto e dor dentre pessoas que executam trabalho informatizado, afirma a fisioterapeuta Nadya Machado Barbosa, da Sebio/Disau do TJRO. “O principal vilão normalmente é o tempo excessivo na posição sentada, ainda que numa boa postura. A imobilidade postural ou, em outras palavras, permanecer por tempo prolongado na mesma posição, prejudica a nutrição dos discos intervertebrais. Então, uma dica para evitar o comprometimento lombar é levantar-se a cada 1 ou 2 horas e realizar pequenos deslocamentos, caminhando alguns passos”. 


Além disso, explica a fisioterapeuta, é importante utilizar o encosto da cadeira, e regular de forma que a curvatura lombar fique bem apoiada e a inclinação seja ligeiramente superior ou igual a 90º. Uma pequena inclinação acima de 90º contribui para reduzir a pressão sobre os discos da coluna, porém há pessoas que se sentem bem com o encosto a exatos 90º, tanto em um como no outro caso é importante lembrar de levantar-se periodicamente.


Outro benefício para a saúde da coluna lombar, acrescenta, é a prática de exercícios físicos laborais nas pausas ativas do trabalho, assim como o hábito de praticar atividade física regularmente. São ações preventivas eficazes no combate à lombalgia. 


Segundo Nadya Barbosa, “em pesquisa realizada no início do corrente ano sobre a saúde integral de magistrados e servidores, em uma análise prévia das informações colhidas, constatou-se que a maioria possui queixas de dores osteomusculares. A ajuda profissional é primordial em alguns casos, entretanto, em muitos deles, os ajustes corporais e ergonômicos são suficientes para a melhoria considerável do quadro”.


A fisioterapeuta convida aos integrantes do TJRO que “coloquem as dicas dessa sequência de matérias em prática. Revisitem-nas sempre que voltar a sentir desconforto e, caso os incômodos permaneçam, procurem ajuda profissional”.


Comunicação Interna


Contato

Se precisar, entre em contato.

Tribunal de Justiça de Rondônia
SGP - Rua Lauro Sodré, nº 1728 - Bairro São João Bosco
CEP 76803-686 - Porto Velho, Rondônia

© 2024 Secretaria de Gestão de Pessoas - SGP
Versão do Sistema