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Nova turma de aperfeiçoamento para secretárias e secretários de gabinete tem como foco o atendimento

As competências focadas foram as técnicas de atendimento ao público, com o objetivo de aumentar a celeridade e a produtividade na prestação jurisdicional

24/06/2021 20:53

Foi realizada, entre os dias 1º e 21 de junho, a segunda turma do Aperfeiçoamento para Secretários de Gabinetes, curso oferecido pela Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron) na modalidade Educação a Distância, por meio de seu Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Assim como na primeira turma, promovida em abril, a formação foi voltada a secretárias e secretários lotados em gabinetes de 1º e 2º graus da área cível, nas comarcas de todo o estado.

As competências focadas foram as técnicas de atendimento ao público, no contexto do Direito Processual Civil, já que, entre as tarefas e responsabilidades desempenhadas estão a realização da juntada dos despachos/decisões/sentenças nos processos para posterior encaminhamento ao cartório, a prestação de atendimento aos advogados das partes e ao público em geral, e a elaboração das correspondências e documentos de rotina. Assim, o objetivo é aumentar a celeridade e a produtividade na prestação jurisdicional, atendendo à meta estratégica do Poder Judiciário de Rondônia.

O curso foi novamente ministrado por Rodolfo Fernandes, diretor do Departamento Judicial da Corregedoria-Geral da Justiça, que ficou responsável pelos conteúdos da parte de atendimento ao público, e Vanessa Salgado, secretária de gabinete da 2ª Vara de Fazenda Pública de Porto Velho, que tratou das audiências virtuais, adotadas pelo PJRO como uma das medidas de prevenção em razão da pandemia. Além das videoaulas e atividades individuais de estudo de caso, a formação contou com fórum e videoconferências.

A aluna Raquel Lima, que atua como secretária de gabinete de desembargador, diz que o curso objetivou, tanto no âmbito do 1º grau como no 2º grau, que são os gabinetes de desembargadores, “preparar o secretário para um atendimento com cordialidade, ou seja, formar o secretário de gabinete para que seja um apoio, um suporte para os magistrados e assessores, bem como para o público em geral, e assim ele possa recepcionar todo e qualquer contratempo, com grande desenvoltura no atendimento”. Segundo ela, um dos pontos primordiais que exige o bom atendimento é ter experiência e grande conhecimento do local onde a servidora ou servidor trabalha: “A partir disso, o secretário ouve seu cliente (magistrados, assessores e público) com sabedoria e profissionalismo, revelando emaranhados da logística administrativa, respondendo perguntas, resolvendo situações ‘problemas’, acalmando o cliente furioso, deixando o tímido à vontade, transmitindo impressão positiva e duradoura aos seus clientes, sendo mais que uma simples cortesia, executando o trabalho incansavelmente e criando uma experiência positiva e inesquecível”.

Para a servidora, como isso tudo não é tão simples de executar todas as vezes, todos os dias, o curso contribuiu bastante para o aprimoramento. “Entendendo que é essencial dominar a arte da calma, comemorando cada grande conquista, quando prestamos um atendimento com empatia, e procurando sempre entender a dificuldade daquele que lhe busca para solucionar a sua demanda”, finaliza Raquel.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron

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