Foi realizada, entre os dias 1º e 21 de junho, a segunda turma do
Aperfeiçoamento para Secretários de Gabinetes, curso oferecido pela Escola da
Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron) na modalidade Educação a Distância,
por meio de seu Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Assim como na primeira
turma, promovida em abril, a formação foi voltada a secretárias e secretários
lotados em gabinetes de 1º e 2º graus da área cível, nas comarcas de todo o
estado.
As competências focadas foram as técnicas de atendimento ao
público, no contexto do Direito Processual Civil, já que, entre as tarefas e
responsabilidades desempenhadas estão a realização da juntada dos
despachos/decisões/sentenças nos processos para posterior encaminhamento ao cartório,
a prestação de atendimento aos advogados das partes e ao público em geral, e a
elaboração das correspondências e documentos de rotina. Assim, o objetivo é aumentar
a celeridade e a produtividade na prestação jurisdicional, atendendo à meta
estratégica do Poder Judiciário de Rondônia.
O curso foi novamente ministrado por Rodolfo Fernandes, diretor do
Departamento Judicial da Corregedoria-Geral da Justiça, que ficou responsável
pelos conteúdos da parte de atendimento ao público, e Vanessa Salgado, secretária
de gabinete da 2ª Vara de Fazenda Pública de Porto Velho, que tratou das
audiências virtuais, adotadas pelo PJRO como uma das medidas de prevenção em
razão da pandemia. Além das videoaulas e atividades individuais de estudo de
caso, a formação contou com fórum e videoconferências.
A aluna Raquel Lima, que atua como secretária de gabinete de
desembargador, diz que o curso objetivou, tanto no âmbito do 1º grau como no 2º
grau, que são os gabinetes de desembargadores, “preparar o secretário para um
atendimento com cordialidade, ou seja, formar o secretário de gabinete para que
seja um apoio, um suporte para os magistrados e assessores, bem como para o
público em geral, e assim ele possa recepcionar todo e qualquer contratempo,
com grande desenvoltura no atendimento”. Segundo ela, um dos pontos primordiais
que exige o bom atendimento é ter experiência e grande conhecimento do local
onde a servidora ou servidor trabalha: “A partir disso, o secretário ouve seu
cliente (magistrados, assessores e público) com sabedoria e profissionalismo,
revelando emaranhados da logística administrativa, respondendo perguntas,
resolvendo situações ‘problemas’, acalmando o cliente furioso, deixando o
tímido à vontade, transmitindo impressão positiva e duradoura aos seus
clientes, sendo mais que uma simples cortesia, executando o trabalho
incansavelmente e criando uma experiência positiva e inesquecível”.
Para a servidora, como isso tudo não é tão simples de executar
todas as vezes, todos os dias, o curso contribuiu bastante para o aprimoramento.
“Entendendo que é essencial dominar a arte da calma, comemorando cada grande
conquista, quando prestamos um atendimento com empatia, e procurando sempre entender
a dificuldade daquele que lhe busca para solucionar a sua demanda”, finaliza Raquel.
Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron
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