206 Visualizações

Assistentes sociais do TJRO participam de congresso nacional virtual de serviço social

Todas as profissionais do TJRO atuaram no eixo do evento que tratou de reflexões da pandemia no campo sociojurídico

26/06/2021 00:41

Na última semana, entre os dias 17 e 19 de junho, sete assistentes sociais do Tribunal de Justiça de Rondônia participaram do I Congresso Nacional Virtual de Serviço Social (CONVISS). O evento foi realizado pelo Centro de Estudos e Saberes Ethos Malala (SP), por meio da plataforma Zoom, com a participação das servidoras viabilizada pela Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron).

Com o tema “Análise de conjuntura e a atuação do/a assistente social em tempos de pandemia”, o CONVISS 2021 teve como objetivo oferecer um espaço de discussão crítica acerca do trabalho profissional de assistentes sociais nos diversos espaços sócio-ocupacionais, nas políticas públicas e campos de estágio ou pesquisa, refletindo sobre as estratégias de intervenções frente aos desafios impostos pela atual conjuntura pandêmica. No conteúdo programático do evento, estiveram os subtemas: Desafios para atuação e respostas na defesa do projeto ético-político de um serviço social crítico brasileiro; Possibilidades de atuação no Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e a importância do Sistema Único de Saúde (SUS); e Desigualdade social, ideologia e classe trabalhadora em tempos de pandemia.

Após os dois primeiros dias do congresso, em que foram realizadas explanações e análises de profissionais acerca da conjuntura posta e dos desafios no âmbito da formação e do trabalho, por meio de palestras, mesa redonda e debates, no último dia foi realizado um aprofundamento das discussões em eixos articuladores de atuação e estudo do serviço social. Uma breve contextualização destes eixos foi feita por profissionais especialistas de cada área, a fim de se instigar o diálogo proposto, por meio da apresentação dos relatos das experiências vivenciadas por assistentes sociais em diferentes instituições e municípios do país, tendo como objeto o trabalho desenvolvido, adaptado ou reorganizado em decorrência da pandemia para atender a situações decorrentes de seu impacto, ou ter sido uma experiência com agravantes no contexto pandêmico.

Por fim, nas conclusões das atividades propostas pelo CONVISS, foi atribuído um espaço de discussão coletiva, do conjunto dos trabalhos apresentados e debatidos, que tendências se observa na profissão e quais os desafios do trabalho profissional em curso. “O congresso contou com renomadas ministrantes de serviço social, o que possibilitou aprofundar as reflexões sobre a prática profissional do assistente social nesse contexto de pandemia dentro dos espaços sociojurídicos, entre outros”, afirma Viviani Oertel, chefe da Seção de Fiscalização de Programas Protetivos.

Ela conta que o TJRO oportunizou a participação das servidoras, neste que foi o primeiro congresso da categoria na modalidade virtual, por meio do projeto da 2ª Semana de Direito à Convivência Familiar e Comunitária de Crianças e Adolescentes em Contexto de Acolhimento Institucional. Todas as profissionais do TJRO atuaram no eixo do evento que tratou de reflexões da pandemia no campo sociojurídico, diretamente relacionado com a especificidade da atuação da categoria. Segundo Viviani, a colega Márcia Lima Araújo Benarrosh, lotada na Seção de Identificação e Providências, da Vara de Proteção à Infância e Juventude de Porto Velho, representou o Núcleo Psicossocial em sua fala, com considerações importantes sobre as possibilidades de novas intervenções profissionais em meio ao contexto pandêmico.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron

Acompanhe-nos nas redes sociais:

instagram.com/emeron_oficial

twitter.com/emeron_rondonia

facebook.com/EmeronRO

youtube.com/EscolaEmeron


Contato

Se precisar, entre em contato.

Tribunal de Justiça de Rondônia
SGP - Rua Lauro Sodré, nº 1728 - Bairro São João Bosco
CEP 76803-686 - Porto Velho, Rondônia

© 2024 Secretaria de Gestão de Pessoas - SGP
Versão do Sistema