174 Visualizações

Emeron celebra hoje o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+ com live sobre a diversidade na religiosidade, às 18h, no YouTube

Com palestras de lideranças religiosas, evento é aberto ao público às 18h no YouTube da Emeron, com certificação de 2h/a aos inscritos durante a live

28/06/2021 22:44

Hoje, 28 de junho, é o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, comemorado em todo o mundo. Para marcar a data no âmbito do Poder Judiciário do Estado, a Escola da Magistratura de Rondônia (Emeron) realiza, a partir das 18h (hora de RO) desta segunda-feira, a live Diversidade na Religiosidade: Aspectos jurídicos e práticas de inclusão. O evento é aberto ao público geral e acontece no canal da Emeron no YouTube (youtube.com/EscolaEmeron), com certificação de 2 horas-aula aos inscritos durante a live.

A ação se alinha ao compromisso firmado pela Emeron perante a Organização das Nações Unidas (ONU) de pautar sua atuação no respeito à dignidade humana, de construir um ambiente de trabalho que respeite e integre todas as pessoas, e de fomentar ações educativas a respeito das temáticas de direitos humanos e que compõem a Agenda 2030. O Dia do Orgulho tem sua origem em 28 de junho de 1969, na rebelião de Stonewall, marco histórico do momento em que, em Nova York, pessoas LGBTQIA+ em bares locais enfrentaram a violência policial rotineira contra aquela comunidade, especialmente em um bar chamado Stonewall.

A partir daí, o movimento LGBTQIA+ cresceu junto com o de direitos civis, ao lado do feminismo, do movimento negro e de demais identidades sociais contrárias aos sistemas relacionados de opressão, dominação ou discriminação. Atualmente, paradas anuais acontecem em muitos países, inclusive no Brasil, relembrando Stonewall, promovendo o orgulho LGBTQIA+ e suas pautas.

Live

O evento Diversidade na Religiosidade é voltado ao lado humano do público interno do Tribunal de Justiça de Rondônia e do público externo, propondo uma reflexão e convidando ao diálogo familiar. O objetivo é identificar os aspectos jurídicos e práticas de inclusão no âmbito da religiosidade para a população LGBTQIA+ (lésbicas, gays, bissexuais, população trans, queer, intersexo, assexual e outras orientações sexuais e identidades de gênero), promovendo o bem-estar, a paz e a justiça, conforme os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

O fórum contará com a participação de várias lideranças religiosas: o Bispo Anglicano Francisco de Assis da Silva, de Santa Maria (RS), ex-Primaz da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (IEAB), além de advogado e mestre em Ciência Política; o jornalista e pastor Batista Moisés Santiago, também professor, mestre em Teologia e autor de livros; Thonny Hawany, professor de Letras e Direito, em Salvador (BA), e Bàbálòrís¿á candomblecista, mestre em Educação e fundador do Grupo Arco-íris de Rondônia; e a servidora do TJRO Nilza Lagos, pesquisadora com pós-doutorado em Ciências das Religiões. Também serão exibidos vídeos com outros depoimentos especiais e, ao final da live, os ministrantes responderão às perguntas do público, em debate mediado pelo jornalista e analista judiciário Gustavo Sanfelici, lotado na Emeron e com pós-gradução em Gestão Cultural.

Durante as falas, serão reconhecidos os preconceitos, exclusão e dificuldades enfrentadas pela população LGBTQIA+ na vivência da fé e da religião, discutidos aspectos como o direito à religiosidade e a dicotomia liberdade religiosa e de expressão X discurso de ódio ou prática de crime de LGBTfobia e de reversão sexual, além de promovidas perspectivas inclusivas e de acolhimento. Serão abordados temas como a diversidade sexual e de gênero, equidade e combate à discriminação, o Dia do Orgulho LGBTQIA+, direito à fé e preconceito social.

A live, que acontece das 18 às 20h (19 às 21h pelo horário de Brasília), ficará posteriormente disponível para visualização de forma permanente, também no YouTube da Emeron. As inscrições para certificação serão realizadas durante a própria live, por meio de formulário disponibilizado na descrição da transmissão.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron

Acompanhe-nos nas redes sociais:

instagram.com/emeron_oficial

twitter.com/emeron_rondonia

facebook.com/EmeronRO

youtube.com/EscolaEmeron


Contato

Se precisar, entre em contato.

Tribunal de Justiça de Rondônia
SGP - Rua Lauro Sodré, nº 1728 - Bairro São João Bosco
CEP 76803-686 - Porto Velho, Rondônia

© 2024 Secretaria de Gestão de Pessoas - SGP
Versão do Sistema