Foi realizado este mês, nos dias 4 e 5, o curso Unidade de Gestão
de Mídias, voltado a servidoras e servidores do Tribunal de Justiça de Rondônia
e da Escola da Magistratura do Estado (Emeron), que atuam na comunicação. Realizada na modalidade Educação a Distância (EaD) e
formatada sob demanda, a formação visou aprimorar as competências de
comunicação no âmbito do Poder Judiciário, com foco na preservação e
fortalecimento da imagem institucional.
Participaram da capacitação as equipes da Coordenadoria de
Comunicação Social (Ccom), do TJRO, e da Assessoria de Comunicação (Ascom), da
Emeron, além de representantes de outras unidades que também utilizam as redes
sociais de forma institucional. Ministrada pela agência de comunicação
integrada Oficina da Palavra, de Brasília, pertencente ao Grupo InPress, a
formação teve como instrutores especialistas em TV e redes sociais, além de um
cinegrafista e uma fonoaudióloga, de forma a qualificar
as equipes do TJRO e Emeron para uma comunicação mais eficiente e estratégica,
com alinhamento da produção e distribuição de conteúdo.
O curso trabalhou dinâmicas práticas estruturadas a partir de
situações reais, que simulam o dia a dia vivenciado pelos participantes. Iuna
Sapia, psicóloga da Divisão de Saúde e Bem-Estar Organizacional (Disau), diz
que foi um dos melhores que já fez: “Eles foram muito precisos na preparação
teórica e prática, os exercícios foram muito significativos para entender todo
o processo que envolve uma comunicação eficiente em mídias sociais, achei
incrível e a equipe muito boa”.
A servidora, uma das que administra o Instagram da Disau, relata que muito
do que faziam era baseado no que tinham de senso comum, por ver como outras
instituições atuam. Após a formação, Iuna considera que tem muito mais respaldo
técnico para representar a instituição na rede social. “Por exemplo, já mudou
significativamente a questão da interação, a gente só colocava informação
quanto a vacinação e eventos, agora comecei a criar interações usando as
ferramentas da plataforma, como caixa de pergunta e enquete, encaminhar com
mais frequência e já vejo mais acesso nas postagens”.
Outra questão abordada foi sobre os vídeos serem o que tem mais
acesso hoje em todas as plataformas. “Também estou cobrando isso muito mais da
nossa equipe, a gente faz projeto, faz ações e como regra só fazia postagem,
matéria para o Instagram e encaminhava nos grupos de WhatsApp, agora estou
fazendo o movimento de que todo mundo faça vídeo para reforçar a divulgação dos
projetos, para a gente melhorar a nossa comunicação e o alcance das nossas
ações”, conclui a psicóloga.
Oficina
No dia 13, ocorreu uma oficina adicional, apenas para os
profissionais da Ccom e Ascom, na qual foram apresentados diagnósticos mais
aprofundados de cada rede social do TJRO e Emeron, com análise do engajamento e
sugestões para os pontos de atenção. Também foram estudados os públicos de cada
canal e principais características dos perfis, e ao final trabalhada uma matriz
de posicionamento digital, apontando o diferencial do canal, objetivos
estratégicos e ações necessárias.
“O mundo hoje gira em torno das redes sociais, mais do que apenas
estar presente nelas, precisamos entender como tornar a nossa presença um
espaço de informação, de debates e que contribua para a formação cidadã. O
curso e a oficina nos auxiliaram bastante a compreender o perfil de cada rede
social e do nosso público e, principalmente, como podemos construir conteúdos
mais atrativos para dialogar com a sociedade por esses canais”, pontuou Neuma
Oliveira, que atua na Assessoria de Comunicação da Emeron.
Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron
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