210 Visualizações

Iniciado o Ciclo Avaliativo do Programa Gestão por Competências - 2021, com a fase do Acordo de Trabalho/Empenho

Etapa deverá ser realizada até o dia 18 de novembro

11/11/2021 08:47

A Divisão de Acompanhamento e Desenvolvimento de Carreiras (Diadec), unidade vinculada à Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP) do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO), informa que foi dado início, no último dia 26 de outubro, a um novo ciclo avaliativo do Programa de Gestão por Competências, cujo primeiro passo é a consolidação do Acordo de Trabalho/Empenho dentre gestores (as) e colaboradores (as), etapa que deverá ser realizada até o dia 18 de novembro.


Nessa linha, a Diadec esclarece que esta é a fase em que se formalizam os acordos prévios, estabelecendo-se as responsabilidades e as competências necessárias ao bom desempenho das atividades realizadas por cada servidor (a).


Assim, neste momento, avaliadores e avaliados devem se esforçar para estabelecer, de comum acordo e com diálogo constante, as competências técnicas, cognitivas e comportamentais, bem como as responsabilidades necessárias ao efetivo trabalho executado pelos servidores (as), devendo dedicar a atenção e o cuidado devidos a essa etapa, pois serão informações que guiarão todo o processo avaliativo, uma vez que possibilita comparações entre aquilo que foi efetivamente entregue pelo servidor (a) e aquilo que foi acordado previamente. 


Esta preocupação visa a evitar dissonâncias entre aquilo que o Gestor pretende avaliar em seus liderados e aquilo que efetivamente os liderados realizam em suas tarefas diárias, de maneira a oportunizar melhorias nas relações de trabalho entre Gestor e Servidor e a conferir clareza e segurança nas atividades exercidas por ambos.


Para cumprir esta etapa, o gestor (a) deverá acessar a área restrita do Portal de Gestão de Pessoas, planejar e enviar os Acordos de Trabalho aos seus subordinados, os quais, por sua vez, deverão acessar seus Acordos de Trabalho, igualmente na área restrita do mesmo Portal, conferi-los e proceder com o “Aceite”. Tais procedimentos podem ser melhor visualizados por meio do tutorial relativo a esta fase (https://www.youtube.com/watch?v=DPxDXmrhgmQ&feature=youtu.be).


No entanto, ainda que todo o processo atual aconteça por meio do Sistema Integrado de Gestão de Pessoas (eGesp), é importante ressaltar a importância do diálogo entre gestores (as) e servidores (as) no momento da formalização do Acordo de Trabalho, a fim de adequarem-se os Perfis Ocupacionais à realidade laboral de cada colaborador (a), uma vez que a ferramenta não pretende substituir o bom entendimento.


A Diadec reforça, em tempo, que a não formalização do acordo de trabalho inviabiliza qualquer Avaliação de Desempenho por Competência, o que pode acarretar em prejuízos à vida funcional dos servidores (as), conforme previsto na Resolução N. 027/2018-PR.


A Gestão por Competências é um modelo de gestão de pessoas que tem como premissas a valorização e o desenvolvimento das potencialidades de cada servidor.

Mais informações estão disponíveis os telefones: (69) 3309-6405, 3309-6406, 3309-6407, 3309-6408, o e-mail: gestaoporcompetencia@tjro.jus.br, e a sala de atendimento virtual: https://meet.google.com/xqk-zngx-aoz.

Comunicação Interna


Contato

Se precisar, entre em contato.

Tribunal de Justiça de Rondônia
SGP - Rua Lauro Sodré, nº 1728 - Bairro São João Bosco
CEP 76803-686 - Porto Velho, Rondônia

© 2024 Secretaria de Gestão de Pessoas - SGP
Versão do Sistema