191 Visualizações

O TJRO adere à campanha 24 horas pelo diabetes, do Conselho de Oftalmologia

Considerando as possíveis complicações cardiológicas, renais, oculares, vasculares, nervosas, dentre outras, o diagnóstico precoce é essencial.

23/11/2021 09:48


O Tribunal de Justiça de Rondônia, por intermédio da Divisão de Saúde, adere à campanha do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) “24 Horas Pelo Diabetes”, que ocorre no mês de novembro, para alertar a população sobre a importância do diagnóstico e do tratamento precoces desta doença, bem como da adoção de medidas e comportamentos preventivos que podem ser incorporados à rotina.


O diabetes é uma doença caracterizada pelo nível de glicose elevado no sangue. Se manifesta quando o pâncreas não produz o hormônio insulina suficiente ou quando o organismo não consegue utilizá-lo de maneira eficaz. 


Há dois tipos de diabetes. O tipo 1 é quando há pouca ou nenhuma produção de insulina no corpo. Tem um caráter autoimune, pois o órgão produtor de insulina é agredido por anticorpos de forma que impossibilita o controle da glicemia no sangue.  Ocorre em cerca de 5% a 10% dos diabéticos. Já o tipo 2 resulta da resistência à insulina e de deficiência na secreção de insulina. Ocorre em cerca de 90% dos diabéticos.


Acresce-se que também há o chamado Diabetes Gestacional, que é a diminuição da tolerância à glicose, diagnosticada pela primeira vez na gestação, podendo ou não persistir após o parto. Sua causa exata ainda não é conhecida.

 

Considerando as possíveis complicações cardiológicas, renais, oculares, vasculares, nervosas, dentre outras, o diagnóstico precoce é essencial. 


O tratamento correto do diabetes significa manter uma vida saudável, evitando diversas complicações que surgem em consequência do mau controle da glicemia. O prolongamento da hiperglicemia (altas taxas de açúcar no sangue) pode causar sérios danos à saúde

 

Testagem

 

A Divisão de Saúde do TJRO realizará nesta semana ações de testagem da glicemia, das 7h às 9h, em três unidades da capital, conforme datas abaixo: 

 

24/11 - Prédio da SGP (Sala de enfermagem, localizada no térreo)

26/11 - Fórum Geral (Sala 29, localizada no térreo) 

29/11 - Edifício-Sede (Posto Médico)

 

Os(as) magistrados(as), servidores(as) e estagiários(as) interessados(as) em realizar o teste devem permanecer em jejum e podem se dirigir diretamente para as salas indicadas acima, sem prévio agendamento.  

 

 

Referência

Ministério da Saúde. Plano de reorganização da atenção à hipertensão arterial e ao diabetes mellitus: hipertensão arterial e diabetes mellitus. Sociedade Brasileira de Diabetes


Comunicação Interna



Contato

Se precisar, entre em contato.

Tribunal de Justiça de Rondônia
SGP - Rua Lauro Sodré, nº 1728 - Bairro São João Bosco
CEP 76803-686 - Porto Velho, Rondônia

© 2024 Secretaria de Gestão de Pessoas - SGP
Versão do Sistema