158 Visualizações

Janeiro Branco: Um alerta para o bem-estar

Na área de saúde, o ano começa com um alerta bem especial: Vamos cuidar da saúde mental!

19/01/2022 06:49

É neste período que começamos a planejar o novo ano, ajustando as decisões, com a busca por cuidados pessoais como academia, especialidades médicas, novos cursos e formações. E é por esse motivo que a campanha do Janeiro Branco acontece neste momento: para nos lembrar que a saúde mental precisa ser incluída neste planejamento!

A forma como nossa sociedade lida com a subjetividade emocional ainda é muito carregada de preconceitos e estereótipos, o que dificulta o encaminhamento saudável dessas questões. A informação que promove reflexões ainda é a melhor arma no enfrentamento e na efetivação de ações na prevenção. Daí a importância da campanha, para o envolvimento da sociedade na mudança de perspectiva cultural e na formulação de políticas públicas para o setor.

Especialmente no momento atual, em função da pandemia, observa-se uma crescente ocorrência de casos de transtorno mental, que muitas vezes não recebem a atenção adequada.

A covid-19 intensificou quadros de ansiedade e depressão, com sofrimentos vivenciados por processos de luto, distanciamento social e descontinuidade de rotinas, além da própria ação direta do vírus no sistema nervoso central. O fechamento das escolas, a alteração nos padrões de convivência familiar e comunitária, nas dinâmicas de trabalho e lazer, também contribuíram para intensificar as dificuldades vivenciadas, evidenciando um quadro identificado como “fadiga pandêmica”.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a ansiedade afeta 18,6 milhões de brasileiros, e os transtornos mentais são responsáveis por mais de um terço do número de pessoas incapacitadas nas Américas. A covid-19 fez não só com que esses transtornos se agravassem, mas também trouxe novas questões.¹ Os sistemas de saúde ainda não responderam adequadamente à carga dos transtornos mentais. Como consequência, a distância entre a necessidade de tratamento e sua oferta é ampla em todo o mundo. Em países de baixa e média renda, entre 76% e 85% das pessoas com transtornos mentais não recebem tratamento. Em países de alta renda, entre 35% e 50% das pessoas com transtornos mentais estão na mesma situação.²

Quer saber mais sobre o tema e encontrar melhores maneiras de lidar com a questão?

A Disau convida você para uma roda de conversa que será realizada pelo Google Meet. Os interessados devem preencher o formulário de inscrição:   https://forms.gle/7Pw8hGBtM7H9FbWd8 e o link para acesso à sala será encaminhado pelo e-mail. A roda será realizada no dia 26-01-2022, às 11 horas.

Seguindo com as atividades da Campanha Janeiro Branco, a Disau está lançando o concurso “Eu Visto Essa Camisa!”. Para participar, os(as) magistrados(as), servidores(as) e estagiários(as) da capital e interior só precisam preencher o formulário no link:  https://forms.gle/obcWYvqu2Yg3fAPKA, dizendo o que fazem para cuidar de sua saúde mental. Os 120 primeiros participantes serão contemplados com a camisa da campanha.

E se você quer saber mais sobre o autocuidado e a saúde mental, acesse o e-book que a Disau disponibilizou em anexo. 

Então, vamos dar visibilidade ao tema e ampliar os cuidados com nossa saúde mental?!

Compartilhe as informações com os colegas e participe da campanha!

Acesse o e-book elaborado pela psicóloga Denise Tofani, da Disau. 


Referências:

¹https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2021-1/outubro/realidade-imposta-pela-pandemia-pode-gerar-transtornos-mentais-e-agravar-quadros-existentes  

²https://www.paho.org/pt/topicos/transtornos-mentais



 Comunicação Interna



Anexos

Contato

Se precisar, entre em contato.

Tribunal de Justiça de Rondônia
SGP - Rua Lauro Sodré, nº 1728 - Bairro São João Bosco
CEP 76803-686 - Porto Velho, Rondônia

© 2024 Secretaria de Gestão de Pessoas - SGP
Versão do Sistema