162 Visualizações

Reflexão: Internet, redes sociais e saúde mental- qual a medida?

Confira o texto da assistente social da Disau ,Daniele Pacher, sobre a campanha Janeiro Branco

26/01/2022 09:54


O uso da internet, em especial das redes sociais, representa um novo modo de relação entre as pessoas, encurtando distâncias ao promover um contato mais rápido e próximo com quem está territorialmente distante, e que passou a ser mais utilizada com o início da pandemia como recurso para reduzir os impactos do isolamento social.

Entretanto um alerta está presente: em meio aos benefícios existem os malefícios! Quando a internet e as redes sociais são utilizadas de forma excessiva, ocorrem alterações significativas no cotidiano como: redução de atividade física, perda de horas de sono, alimentação inadequada, queda no rendimento escolar ou da produtividade no trabalho; e diminuição da interação entre os membros da família que residem na mesma casa.

As redes sociais apresentam uma falsa impressão de felicidade absoluta, pois as publicações apresentam apenas alguns momentos da vida das pessoas, geralmente os referentes a situações prazerosas e gratificantes. Desse modo, se os conteúdos acessados não são considerados dentro de um contexto maior, de que a vida segue além das postagens abrangendo desafios e dificuldades que não são compartilhadas ao nível público, a frustração e a ansiedade ganham proporções maiores afetando a saúde mental.

O quantitativo de conexões no mundo virtual, com muitas pessoas, não se sobrepõe a qualidade nas relações, pois o que realmente propicia o pertencimento e formação da rede de apoio nos momentos difíceis, são as relações de qualidade que se mantém com pessoas significativas e recíprocas, seja do âmbito familiar ou social.

Neste sentido é importante refletir qual é a “medida” para que a internet e as redes sociais sejam utilizadas de forma positiva, sem permitir que afetem o tempo de qualidade compartilhado com os familiares e amigos.

 

Comunicação Interna


Contato

Se precisar, entre em contato.

Tribunal de Justiça de Rondônia
SGP - Rua Lauro Sodré, nº 1728 - Bairro São João Bosco
CEP 76803-686 - Porto Velho, Rondônia

© 2024 Secretaria de Gestão de Pessoas - SGP
Versão do Sistema