124 Visualizações

Levantamento de saúde integral: Diagnóstico revela cuidados com saúde bucal dentre servidores(as) e magistrados(as)

Escovação, uso de enxaguante bucal e acompanhamento com profissionais foram questionados

03/02/2022 06:30


Escovar os dentes diariamente após cada refeição e usar fio dental são algumas das formas mais comuns de manter a saúde dental. Mas outras ações recomendadas por profissionais de saúde são fundamentais para evitar doenças. Identificar esses hábitos dentre servidores(as) e magistrados(as) do Tribunal de Justiça de Rondônia foi um dos objetivos do levantamento de saúde integral. As respostas obtidas revelaram que nem sempre esses cuidados recebem a devida atenção. 

Durante o ano são desenvolvidas ações de conscientização e incentivo, como campanhas e disponibilização de material educativo e de uso pessoal. Dentre os aspectos abordados na pesquisa estão escovação, uso de enxaguante bucal e visitas aos odontólogos. Além disso, a troca de escovas de dentes, que por recomendação devem ser realizadas a cada 2 meses ou quando as cerdas se abrirem, foi abordada. Segundo a pesquisa, menos de 25% dos que responderam à pesquisa têm esse hábito. 

Estudos comprovam que, após três meses de uso normal, as escovas dentais são muito menos eficientes na remoção da placa bacteriana (biofilme) dos dentes e gengivas em comparação com escovas novas. 

Outros dados revelados no levantamento apontam para rotinas que podem revelar adoecimento e necessidade de ações integradas. A pesquisa demonstrou, por exemplo, que 6,10% dos(as) magistrados(as) relataram ranger os dentes durante o dia ou à noite, contra 5,72% dos servidores(as) que referiram possuir esse hábito. O hábito de ranger e apertar os dentes é conhecido como “bruxismo”, ocorrendo com maior frequência no período noturno, que pode causar danos ao esmalte dos dentes ou, em casos mais extremos, pode resultar na quebra do dente. A maioria dos casos de bruxismo é causada por estresse emocional ou ansiedade, exigindo, portanto, uma abordagem multiprofissional. 

Quando questionados sobre a frequência em que procura o serviço de odontologia do TJRO, os participantes da pesquisa mostram que a maioria comparece ao atendimento pelo menos uma vez ao ano, ou quando necessita.



Comunicação Interna 


Contato

Se precisar, entre em contato.

Tribunal de Justiça de Rondônia
SGP - Rua Lauro Sodré, nº 1728 - Bairro São João Bosco
CEP 76803-686 - Porto Velho, Rondônia

© 2024 Secretaria de Gestão de Pessoas - SGP
Versão do Sistema