A comissão de Prevenção e Combate ao Assédio Moral, Sexual e Discriminação do Tribunal de Justiça promoveu uma palestra voltada aos terceirizados que prestam serviço no Fórum Geral, em Porto Velho. A palestra, ministrada pela defensora pública Débora Machado Aragão, ocorreu na quarta-feira, 25, no auditório da unidade.
A defensora faz parte da Comissão, assim como o representante dos servidores, Antoninho Santana de Lima, e da terceirizada Idainne Rosemira da Costa, que compuseram a mesa e também deram algumas orientações, além de distribuir a cartilha (clique aqui para acessar) com informações essenciais sobre o tema.
Débora, por meio de exemplos práticos, definiu os conceitos e alertou para a importância de se denunciar os casos de assédio. Para ela, o melhor combate a esse tipo de conduta repreensível é a informação.
Os terceirizados e terceirizadas que assistiram à palestra consideraram o conteúdo relevante. Alguns até disseram que já passaram por situações semelhantes às citadas pela palestrante, porém não sabiam como agir. “Agora temos que aprender o que fazer”, disse uma terceirizada que não quis se identificar. As denúncias de assédio garantem o sigilo para quem denuncia.
Semana Nacional
O psicólogo Giuseppe Moura, também membro da comissão entregou as Cartilhas Físicas durante o recebimento dos novos servidores, ação que integrou a Semana Nacional de Combate ao Assédio e à Discriminação realizada pelo Tribunal.
Outra ação foi o envio da versão digital da cartilha aos servidores(as) e magistrados(as).
Nova composição
Foi publicada nesta sexta-feira, 27, no Diário da Justiça, o resultado final do processo de escolha que designa os(as) magistrados(as) e servidores(as) para comporem a Comissão, que passa a ser presidida pela magistrada Miria Nascimento de Souza, titular da Vara Única da Comarca de Alta Floresta D´Oeste. Também compõem a comissão as magistradas Euma Mendonça Tourinho e Emy Karla Yamamoto Roque. Dentre os componentes, os psicólogos Marcos Paulo Soares Batista, Ezequiel Fernandes de Oliveira, Giusepe de Lima Moura, e os servidores Júlio César Nascimento de Souza, Antoninho Santana de Lima, Alexandro Pinheiro Almeida, a estagiária Emilly Cristina Thomaz e colaboradora terceirizada Idainne Rosemira da Costa. A promotora de Justiça Flávia Shimizu Mazzini, a defensora pública Débora Aragão e a advogada Naiana Elen Santos, participam como convidadas.
Comunicação Interna
Horário de Funcionamento (Segunda a Sexta-feira):
Público Geral: 7h às 14h | Plantão Judicial: 14h às 7h | Atendimento Virtual: 7h às 14h
Telefone: (69) 3309-6237 | E-mail: presidencia@tjro.jus.br
Sede - Rua José Camacho, n° 585 - Bairro Olaria
Cep 76801-330 - Porto Velho, Rondônia