1195 Visualizações

Autora desvenda o universo fantástico, diversificado e mágico dos principais mitos amazônicos

A narrativa a seguir estreia a série de matérias especiais Servidor-Escritor, e apresentará diversas experiências de magistrados e servidores que desenvolvem essa atividade.

06/05/2019 14:22


Escrever é exercitar o pensamento; é saber escolher palavras para se comunicar. O poeta João Cabral de Melo Neto, escreveu sobre o ofício “catar feijão se limita com escrever: joga-se os grãos na água do alguidar e as palavras na folha de papel; e, depois, joga-se fora o que boiar. Certo, toda palavra boiará no papel”. O Poder Judiciário de Rondônia tem vários servidores que se debruçam nessa tarefa de diferentes tipos de produções textuais. A narrativa a seguir estreia a série de matérias especiais Servidor-Escritor e apresentará diversas experiências de magistrados e servidores que desenvolvem essa atividade.


 


A escritora autografando sua obra 


Uma escrita ficcional e com realismo fantástico: foi com esse estilo que a servidora Heloiza Helena Entringer Pereira, 62 anos, da comarca de Vilhena, lançou seu primeiro livro. Nascida em São Rafael, cidadezinha do interior do município de Linhares-ES, sempre teve a escrita como um ato presente em sua vida.

 

Na década de 70, seus familiares vieram para Rondônia e, nesse período, seu pai instalou uma serraria entre as cidades de Ji-Paraná e Presidente Médici, um local denominado Bandeira Branca - hoje um vilarejo às margens da BR-364. Em 1978, já casada e com um filho recém-nascido, veio para Rondônia com o propósito de auxiliar o pai nos negócios. Pouco depois, o esposo prestou concurso para a primeira turma de agentes fiscais e foi aprovado, sendo lotado em Ji-Paraná, onde residiram por algum tempo.





Heloiza em evento na Academia Vilhenense de Letras


O contato inicial com o mundo da escrita foi quando começou com o trabalho de repórter, ainda muito jovem, na imprensa capixaba. Ela sempre manteve uma relação de amor pela literatura e diz que, continuamente, encontra alguma facilidade para escrever. Heloiza é membro da Academia Vilhenense de Letras e vê o ato de escrever como “uma arte de encantar. Sem esse propósito, a escrita não faz sentido”, garante.


 


Na Bienal do Livro, em São Paulo-SP

 

Urucumacuã foi sua obra inaugural, que narra a história de um personagem mitológico da região amazônica. Heloiza comenta resumidamente a tônica de sua obra. “Com liberdade total, dei vida ao Príncipe Urucumacuã, numa saga completa, que reúne paralelamente as principais lendas amazônicas, temperadas com dosagens eletrizantes de drama, tragédia, comédia, romance, num grande caldeirão que cozinha ficção e realismo fantástico”, disse.

Em língua indígena ancestral, Urucumacuã significa “pássaro de fogo”. A autora afirma que “há uma lenda circulando sobre essa personagem. Trata-se de um príncipe que morou nesta região há alguns milhares de anos, deixando um colossal tesouro. Mas não há registros que certifiquem a real existência”.

A obra é uma interpretação biográfica da “Casa Real do Príncipe da Beira do Rio” e liguei no mesmo contexto os mitos e lendas amazônicas mais conhecidos, numa releitura particular e única de suas origens.



Escrever é como “uma arte de encantar, sem esse propósito a escrita não faz sentido”, garante a servidora


Dona de variadas produções textuais, ela escreve, além da ficção romanceada, conteúdos sobre suspense, aventura, erotismo, drama, romance, tragédia, etc.. Diz que a principal inspiração, uma espécie de déjà vu (já visto) para escrever a história do Príncipe Urucumacuã surgiu de forma inusitada. “Numa noite de insônia comecei a pensar a respeito dessa personagem e, de repente, toda a trama, em minúcias, veio à minha memória como se eu já tivesse vivido os acontecimentos que descreveria”, revelou.

Reforçando a inspiração para a escrita, além do universo fantástico, diversificado e mágico dos principais mitos amazônicos, afirma que esse ato “é algo que exerce um fascínio enorme sobre o meu imaginário”, acrescentou.

A servidora diz que está em fase de produção do seu segundo livro. Ela dá um pequeno spoiler (revela informações) sobre o próximo livro, “é uma continuação do primeiro e que dará ênfase a uma personagem ímpar, a Rainha Alzira, tia-avó de Urucumacuã, a quem ela atribui os rudimentos da primeira série de cartas que dão origem aos baralhos divinatórios. Tenho para mim que a Rainha Alzira é um tipo genial. Pelo menos, é o que imagino dela. Uma soberana com gênio divinatório subconsciente, maga e feiticeira, capaz de penetrar por si mesma nos mistérios e magias da existência para aí viver plena da perfeição natural”, finaliza.

 

Comunicação Interna


Anexos

Contato

Se precisar, entre em contato.

Tribunal de Justiça de Rondônia
SGP - Rua Lauro Sodré, nº 1728 - Bairro São João Bosco
CEP 76803-686 - Porto Velho, Rondônia

© 2024 Secretaria de Gestão de Pessoas - SGP
Versão do Sistema