1016 Visualizações

Dia do assistente social, o profissional mediador

Neste dia 15 de maio comemora-se o Dia do Assistente Social. A data serve para “destacar essa categoria profissional que trabalha, cotidianamente, em defesa dos direitos sociais e pela melhoria das condições de vida da população brasileira”

15/05/2019 18:37


Neste dia 15 de maio comemora-se o Dia do Assistente Social. A data, segundo o Conselho Federal de Assistência Social, serve para “destacar essa categoria profissional que trabalha, cotidianamente, em defesa dos direitos sociais e pela melhoria das condições de vida da população brasileira”. A estrutura organizacional do Poder Judiciário de Rondônia conta com 73 servidores que desempenham suas atividades profissionais como assistentes sociais.




Um exemplo de atuação desse profissional no Tribunal de Justiça de Rondônia é o que ocorre nas Varas de Família, pois o trabalho está voltado ao atendimento às demandas das quatro Varas de Família da Comarca de Porto Velho.

A assistente social Valdênia Guimarães, do Juizado de Violência Doméstica, Familiar contra a Mulher, explica como se dá o trabalho do profissional. “De forma prática, trabalhamos na elaboração de laudos e pareceres sobre a dinâmica familiar das partes envolvidas nos processos, além de realizar visitas domiciliares e institucionais, buscando subsidiar o trabalho do magistrado”, disse.


Ela acrescenta que os assistentes sociais também participam como instrutores nas oficinas de Pais Filhos, atividade desenvolvida pelo Setor Psicossocial das Varas de Família que acontecem mensalmente com a participação de crianças, adolescentes e genitores. O objetivo é apoiar as famílias que passam por momentos de grandes mudanças e garantir a reflexão sobre o papel parental, as consequências dos conflitos para os filhos, bem como construir ou restabelecer uma comunicação não violenta entre as partes, contribuindo para a melhor forma de resolução do conflito”, acrescentou Valdênia.



Para Francisco Marques Ferreira o assistente social tem um papel fundamental "porque trabalha na defesa dos direitos humanos e apoia na mediação às demandas sociais"


“A nossa atuação é importante, faz a diferença, porque o nosso trabalho é em prol da defesa dos direitos das pessoas. E é interessante destacar que nossas atividades são desenvolvidas em conjunto com os psicólogos; temos que fazer essa referência a esses colegas. Além de trabalharmos auxiliando os juízes nas perícias, realizamos o trabalho educativo com a comunidade, especialmente com os homens que têm sido autores de violência contra as mulheres. Nosso trabalho está focado na tentativa de reverter a situação de violência que é decorrente das questões socioculturais”, observou a assistente social Alline Sarges, do Juizado de Violência Doméstica, Familiar contra a Mulher.

 

Publicação


Neste dia comemorativo vale lembrar o trabalho desenvolvido pelas assistentes sociais Daiane Maciel, da Comarca de Ouro Preto do Oeste, e Ana Paula Mafia Policarpo Pereira, da Comarca de Jaru, que tiveram seus artigos publicados na edição de 2018 do Vade Mecum: trabalho e instrumentalidade do Serviço Social, organizado pela Nova Práxis Editorial. O artigo aborda a atividade exercida na área do serviço social no Poder Judiciário. Para ler a matéria na íntegra, clique aqui.

 


Comunicação Interna

 


Contato

Se precisar, entre em contato.

Tribunal de Justiça de Rondônia
SGP - Rua Lauro Sodré, nº 1728 - Bairro São João Bosco
CEP 76803-686 - Porto Velho, Rondônia

© 2024 Secretaria de Gestão de Pessoas - SGP
Versão do Sistema