728 Visualizações

Corregedoria coletou mais de 600 sugestões para elaboração da Estratégia do Poder Judiciário de RO

Os participantes se basearam em temas como celeridade, produtividade, atendimento e humanização para compor as sugestões. Ao todo foram consolidados nove temas e dez objetivos estratégicos.

29/05/2019 12:28


A Corregedoria-Geral da Justiça de Rondônia (CGJ) coletou 621 contribuições feitas por servidores e magistrados para a composição do Plano Plurianual (PPA 2020-2024) e da Estratégia (2020-2027). Os participantes se basearam em temas como celeridade, produtividade, atendimento e humanização para com o jurisdicionado para compor as sugestões. Ao todo foram consolidados nove temas e dez objetivos estratégicos que podem subsidiar até 235 iniciativas. 

De acordo com a Divisão de Projetos e Gestão (Diproge), os temas estratégicos têm como objetivo final o 1º Grau de Jurisdição, mas encampam outras áreas, explica o diretor da divisão, Felipe Pinheiro. “As iniciativas provenientes dos colaboradores da Corregedoria detêm olhar institucional, holístico e a longo prazo para o Poder Judiciário do Estado de Rondônia”, disse. 

Entre os nove temas estiveram presentes questões relacionadas ao “Fortalecimento da Empatia com o Jurisdicionado”, “Implantação de Tecnologias Disruptivas” e “Transformação da Cultura Organizacional”. 

Os dados e as informações serão encaminhadas ao Comitê de Planejamento do Poder Judiciário do Estado de Rondônia e à Secretaria Especial de Planejamento, Orçamento e Gestão Estratégica (Sepog). 


Metodologia 

Para contemplar todos os departamentos, a Diproge-CGJ separou oito grupos. Cada participante apontou temas estratégicos e, consequentemente, questões relevantes para a solução apontada. Ou seja, porque aquele projeto é importante para o jurisdicionado. 

Além dos servidores, os magistrados também foram ouvidos, inclusive os juízes de 1º Grau da capital e de outras comarcas do Poder Judiciários de Rondônia (PJRO). As contribuições foram colhidas durante as reuniões institucionais, realizadas em março e abril.

O corregedor-geral da Justiça, desembargador José Jorge Ribeiro da Luz, considera a ação extremamente necessária, pois os colaboradores têm muito o que agregar para a construção do 1º Grau. “A partir da visão e do conhecimento empírico, eles poderão ajudar o Judiciário a conseguir resultados em prol do cidadão”, destacou.



Gerente de Programa 

A Corregedoria é gerente de programa da “área-fim” da Justiça, que engloba as atividades de 1º Grau do Poder Judiciário. Por ter essa designação realizou as atividades de desenvolvimento da Estratégia e PPA, conforme a Resolução 03/2015. 

Como explica a Secretaria Especial de Planejamento, Orçamento e Gestão Estratégica (Sepog), cada programa orçamentário tem um gerente, cuja função é ser o guardião a zelar pela execução das ações previstas no PPA e checar se as atividades estão alinhadas ao desempenho institucional e da Estratégia. 

A Estratégia é a diretriz principal da organização e os programas, como o PPA, são os meios pelos quais se realizam os projetos e ações alinhados. Para a secretária da Sepog, Ione Grace, a atuação da Corregedoria como guardiã de um programa é muito importante, porque ela traz o olhar da área-fim, ou seja, dos juízes e servidores que vivenciam o cotidiano das varas e cartórios do 1º Grau. 

“A Corregedoria sempre foi atuante, mas o apoio em relação à elaboração da Estratégia e do PPA, e o fato da Corregedoria ter ido além do que estava previsto, fazendo oficinas e ouvindo magistrados e servidores, é inédito. Essas informações farão toda a diferença na hora de desenvolvermos uma Estratégia alinhada com as diretrizes que se pretende para o Judiciário dos próximos oito anos”, pontuou a secretária. 





Plano Plurianual e da Estratégia

A Corregedoria está trabalhando na elaboração da Estratégia e do PPA dentro do cronograma de elaboração da Estratégia do PJRO para o período 2020-2027, que está disposto no Ato n. 506/2019, publicado em 28 de março de 2019.


Ambos os planos são instrumentos de planejamento institucional e orçamentário. O plano de estratégia é de longo prazo e diz respeito aos objetivos pretendidos em conformidade com a realidade de desenvolvimento almejada pelo TJRO. Esses objetivos serão alcançados pela execução das ações contidas no PPA, as quais terão recursos financeiros disponibilizados pelos orçamentos anuais.


Comunicação Interna


Contato

Se precisar, entre em contato.

Tribunal de Justiça de Rondônia
SGP - Rua Lauro Sodré, nº 1728 - Bairro São João Bosco
CEP 76803-686 - Porto Velho, Rondônia

© 2024 Secretaria de Gestão de Pessoas - SGP
Versão do Sistema