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Falar em público com alta performance foi tema do Café com Inovação

Autoconfiança, organização e prática são alguns dos requisitos para a oratória

31/05/2019 17:17


“A minha missão de vida é ajudar as pessoas a acreditarem em si mesmas e alcançarem seus objetivos”, disse o administrador e analista judiciário do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região, Luiz Gonzaga da Silva, ao iniciar a sua palestra “Três passos essenciais para falar com alta performance em público”, durante o Café com Inovação, realizado na manhã desta sexta-feira, 31, no espaço de Cocriação do Tribunal de Justiça de Rondônia.

Especialista em comunicação e oratória, Luiz Gonzaga incentivou os participantes a identificarem em si próprios características que podem significar obstáculos ou qualidades para serem utilizados na busca pela autoconfiança no falar em público.

Para se desenvolver a questão da fala em público é necessário o auto desafio. Toda arte requer o melhor empenho de quem a desenvolve. Transmitir a mensagem de uma maneira bem real também faz parte da essência, afirmou o coach, ao lembrar que oratória é interpretação e, por isso, deve ser treinada.

O palestrante explicou, também, a importância de as pessoas cultivarem um ambiente descontraído, onde sorrir seja habitual, pois é uma forma de interação importante, saudável e que favorece o aprendizado, já que se trata de uma emoção positiva. A organização prévia do que se vai falar também foi um dos aspectos enfatizados. “Desde as ideias até o conteúdo, organizar é primordial”, disse Luiz.


Técnicas relacionadas à oratória foram mostradas no evento, principalmente a preparação do que será exposto. Aprender requer prática e Luiz Gonzaga sugere que se comece em locais de convivência como família, amigos ou grupos conhecidos de pessoas.

É necessário que o orador também esteja aberto a críticas e que faça delas uma ressignificação, aliada à uma dedicação que seja capaz de determinar o nível da performance. Gonzaga falou da tendência que as pessoas têm de cometerem negligências quando acham que já alcançaram um nível satisfatório de desempenho da oratória.

A simplicidade das palavras também foi mencionada. Para o analista, o orador deve preferir uma comunicação que abranja a todos, igualmente. “Falar em público é uma habilidade que envolve várias outras habilidades” disse ao citar algumas, no momento em que falava com os servidores do TJRO.

Para a diretora do Escritório de Inovação, Rosana Souza, “o tema faz toda a diferença pela importância que tem no processo criativo, permitindo adquirir muitos conhecimentos e favorecendo a inovação com a criação de algo novo. Falar em público promove a ampliação dos horizontes de quem fala e de quem ouve, destravando barreiras para alcançar objetivos”.

 

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